Professores, agentes de organização de ensino que tem contato direto com alunos em sala de aula e adolescentes de 15 a 19 anos de idade podem se vacinar contra Meningite C em Caraguatatuba.
A recomendação é da Secretaria Estadual de Saúde, com objetivo de aumentar a proteção contra a doença meningocócica, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade.
A doença meningocócica é uma infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Essa bactéria pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção da corrente sanguínea). Esses dois tipos de infecções são muito graves e podem levar à morte em até 24 horas.
A bactéria meningocócica pode ser transmitida por gotículas para outras pessoas, através do beijo, tosse ou espirros. As bactérias podem ser transportadas no nariz e na garganta de uma pessoa infectada que não apresenta sintomas, mas pode transmitir a doença para outras pessoas.
A vacinação ocorrerá enquanto durar o estoque municipal. Essa mesma vacina continua sendo direcionada para crianças não vacinadas até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Os sintomas iniciais são bastante semelhantes aos da gripe e, por isso, o diagnóstico pode ser mais difícil, atrasando o início do tratamento e aumentando a probabilidade de desenvolver sequelas, como surdez, amputação e lesões cerebrais.
Assim, é recomendado que sempre que exista suspeita de meningite C, a criança deve ser vista pelo pediatra para que sejam avaliados os sintomas e sejam realizados os exames necessários para iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Os principais sintomas são rigidez na nuca, o que torna difícil encostar o queixo no peito; febre alta; dor de cabeça; confusão mental; dor de garganta; vômitos; sonolência e falta de apetite.
A forma mais fácil e eficaz de se prevenir contra a meningite é com a vacinação, que pode ser administrada a partir dos três meses de idade. A vacina é disponibilizada em qualquer unidade de saúde e tem duração que varia entre um e dois anos e, por isso, deve ser tomado reforço em crianças até quatro anos e em adolescentes entre 12 e 13 anos.
A imunização ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto da Tabatinga, das 8h às 16h30.