A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, registrou mais de 120 atendimentos na primeira semana de funcionamento do Centro Pop, voltado a pessoa em situação de rua.
No local, essa população tem acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e encaminhamentos para documentação, tornando-se uma referência do usuário.
Uma equipe multiprofissional realiza atendimento individual, encaminhamento a serviços como regularização de documentos, acolhimento, recâmbio para o convívio familiar/comunitário, inscrição e atualização do CadÚnico, atividades socioeducativas e encaminhamento para a rede de serviços.
O Centro Pop é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e prevê o atendimento diário de 40 pessoas, sendo jovens, adultos, idosos e famílias, com principal objetivo de reestruturar os vínculos familiares rompidos, incentivar o protagonismo e a participação social do indivíduo para a ressignificação das questões relacionadas a sua trajetória de vida e convívio familiar e comunitário, buscando que saiam dessa realidade.
O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua a qualquer momento ou por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da assistência social, por outra política pública e por órgãos do Sistema Judiciário.
O Centro Pop está localizado na Rua Antonio Valente, 100 – Jardim Jaqueira (próximo a Rodoviária).
Caraguatatuba conta com quatro equipamentos para atendimento da população em situação de rua: Centro Pop, Centro de Acolhida Especial (CAE) e as duas Casas de Passagem para homens e mulheres.