Equipe de monitores, voluntários e representantes do setor de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê estão recebendo as aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais), realizadas voluntariamente pelo professor Danilo Monteiro da Silva, tradutor e intérprete de Libras do Instituto Federal (IFSP).
O primeiro encontro ocorreu nesta segunda-feira (10) e teve o objetivo de iniciar a capacitação da equipe para que possam se comunicar de forma eficiente com os visitantes e funcionários do parque.
A iniciativa busca promover a inclusão e facilitar a interação entre a equipe de monitoria ambiental e as pessoas com deficiência auditiva que frequentam o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê. Com o conhecimento em Libras, os monitores estarão aptos a fornecer informações, orientações e esclarecimentos em uma linguagem acessível para todos.
Tatiana Scian, do setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, destacou a importância dessa capacitação. “Com as aulas de Libras, nossa equipe conseguirá recepcionar melhor os visitantes e funcionários. Além disso, como já trabalhamos com um funcionário surdo na equipe, as aulas auxiliarão também no nosso dia a dia”, disse.
Ao todo serão ministradas oito aulas, sempre às segundas-feiras, no Parque Natural do Juqueriquerê.