População de Caraguatatuba tem mais uma chance de se proteger contra gripe. A Campanha de Imunização contra Influenza foi prorrogada até 31 de agosto em Caraguatatuba, por recomendação do Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde do município faz um alerta. Nos meses de junho e julho, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) registraram quase 16 mil casos de síndrome gripal e a adesão da vacina continua baixa.
Até o momento foram vacinadas 37.158 pessoas da população total do município, sendo 22.514 vacinados dos grupos prioritários, o que representa 51,08%. As crianças representam 35,19% de adesão e os idosos 72,16%. O Ministério da Saúde prevê a meta de 90% de cobertura.
O imunizante contra gripe está liberado para pessoas acima de seis meses de idade e contribui principalmente no período de baixa temperatura, onde as doenças de transmissão respiratórias são mais frequentes.
A população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto da Tabatinga, de segunda a sexta-feira e os horários devem ser consultados conforme atendimento da sala de vacina de cada unidade. É necessário levar documento com foto e a Carteira de Vacinação.
A vacina é segura, efetiva e pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional. A dose protege contra as novas cepas do vírus H1N1, H3N2 e Influenza tipo B.