A coleta porta a porta é realizada nas vias principais e em regiões de grande fluxo na cidade, com o intuito de facilitar a participação dos moradores. De forma complementar, os LEVs distribuídos nos bairros e unidades escolares proporcionam maior comodidade para o descarte adequado dos materiais recicláveis. Quanto aos ecopontos, eles são estrategicamente posicionados, como em Vista Linda e Boraceia, para viabilizar o descarte responsável de materiais recicláveis.
O sistema de logística reversa abrange, também, a coleta de pneus inservíveis, promovendo a destinação adequada. Além disso, inclui a coleta de óleo de cozinha usado, que, após ser recolhido, é transformado em biodiesel por indústrias de reciclagem. Esse processo contribui para a preservação ambiental, uma vez que o descarte inadequado de óleo contamina grandes volumes de água.
Essas ações refletem a forte dedicação de Bertioga à sustentabilidade, envolvendo ativamente a comunidade na redução do impacto ambiental e na promoção da reciclagem.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, engenheiro Fernando Poyatos, todos temos a responsabilidade de realizar a devida separação dos resíduos recicláveis.
“Os recicláveis coletados não são mais encaminhados para o aterro sanitário”, aponta Poyatos. Isso traz benefícios para a administração, sociedade e meio ambiente. A medida resulta em economia de recursos que, normalmente, seriam alocados para o gerenciamento desse tipo de resíduos. Além disso, devido ao retorno desses materiais ao ciclo produtivo, haverá um menor consumo de recursos naturais”, ressalta o secretário.
A Prefeitura também investe na educação ambiental. Em parceria com a rede municipal de ensino, a Secretaria de Meio Ambiente realiza ações de educação ambiental, incluindo a implementação de um curso sobre gestão de resíduos sólidos voltado para os professores. Além disso, conduzem-se campanhas de conscientização porta a porta, com o objetivo de informar os moradores sobre a cooperativa e a importância da separação adequada dos resíduos.
Os materiais que podem ser separados para reciclagem incluem:
Papéis: Jornais, revistas, caixas, papelão, formulários, folhas de caderno, cartolinas, envelopes, entre outros.
Plásticos: Tampas, embalagens, garrafas, utilidades domésticas, PVC, sacos plásticos, peças de brinquedos, entre outros.
Vidros: Tampas, potes, garrafas, copos e embalagens de vidro.
Metais: Latas de alumínio e aço, tampas, ferragens, canos e esquadrias.
A coleta seletiva em Bertioga segue um cronograma semanal, distribuído conforme os bairros e dias da semana:
Segunda-feira: Maitinga (antigo Maitinga e Vila Agaó) e Rio da Praia (Sesc). Adicional: Indaiá, Vista Linda e Morada da Praia;
Terça-feira: Guaratuba;
Quarta-feira: Centro (antigo Centro, Vila, Jardim Veleiro, Jardim Lido, Vila Clipper, Vila Itapanhaú, Jardim Paulista e Parque Estoril). Albatroz (Albatroz I e II) e Jardim Vicente de Carvalho (somente na Avenida principal);
Quinta-feira: Indaiá;