O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba, Amauri Toledo, e a diretora do Departamento de Políticas de Articulação e Atenção, Alcione Vitório, receberam a visita da secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Lorena, Grasielly Marton Barbosa da Silva.
De acordo com a secretária lorenense, o objetivo do encontro foi colher informações e dicas sobre o funcionamento e os serviços oferecidos pela Sepedi de Caraguatatuba. “Estamos iniciando um trabalho e Caraguá tem uma experiência de 10 anos. Esse contato é muito importante para que nós possamos estruturar e desenvolver um trabalho voltado para a pessoa com deficiência com qualidade e eficiência”, disse Silva.
Na oportunidade, a diretora Alcione Vitório explicou sobre as ações e atividades da Sepedi e seus programas como: o cadastro e emissão de carteiras de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (CIPTEA); programa Calçada Acessível; programa Acesso Livre, que concede a credencial de isenção de tarifa de transporte coletivo urbano público às pessoas com deficiência, assim como ao acompanhante, mediante laude e preenchimento de critérios sociais. Também sobre o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), que, no Centro Dia atende diariamente a 60 pessoas, e o Centro de Convivência, onde mil pessoas por dia frequenta o local.
Toledo acrescentou ainda as parcerias com instituições de longa permanência (ILP) que atendem idosos na cidade – Lar São Francisco, Pró+Vida, Casa de Repouso CLAM – Convívio, Lazer e Amparo à Melhor Idade, e Vila Vicentina. Adiantou ainda que a prefeitura deve inaugurar, em novembro, deste ano, uma ILP municipal com 46 vagas para pessoas idosas e pessoas com deficiência.
Acompanharam a secretária de Lorena da visita técnica, Sol Bert, técnica da Seped e presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de Lorena; Tatiana Nunes Pazzini, articuladora da Reabilitação da Secretaria de Saúde de Lorena; Wagner da Silva, assessor do deputado estadual Marcos Damásio, e o advogado Álvaro Marton.