Caraguatatuba receberá nos dias 27 e 28 de novembro a 2ª reunião descentralizada do Conselho Estadual do Idoso, no Teatro Espaço Cultural Mário Covas. O encontro tem o objetivo de capacitar os conselheiros e impulsionar políticas voltadas para a pessoa idosa.
São esperados aproximadamente 500 integrantes de Conselhos Municipais da Pessoa Idosa de todo o Estado de São Paulo para o evento. A reunião abordará diversos temas importantes, tais como os desafios para a proteção social de pessoas idosas, envelhecimento saudável e políticas públicas, diálogo entre conselheiros, experiências regionais exitosas, desafios e alternativas para o atendimento da população idosa, velhice LGBT e como tornar o Fundo Municipal da pessoa idosa um instrumento de captação de recursos e financiamento de projetos.
Além disso, outro tema de destaque da reunião será a perspectiva e desafio no trabalho das instituições de longa permanência para idosos (ILPI’s) sob a ótica da interdisciplinaridade/atendimento integral saúde e assistência social.
Caraguatatuba foi escolhida como sede do evento por ser referência no atendimento ao idoso no Estado de São Paulo. A cidade foi recentemente eleita a 16ª melhor para se viver com 60 anos ou mais no Brasil. Caraguá conta com diversos equipamentos voltados para o idoso, e recentemente inaugurou a primeira Instituição de Longa Permanência (ILP) da região, destinada ao idoso e à pessoa com deficiência.
A programação do evento inclui um café de boas-vindas e credenciamento às 8h da manhã do dia 27, seguido pelo cerimonial de abertura às 9h. Por Caraguatatuba estará presente o Prefeito Aguilar Junior, o Secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Barboza Toledo, a Secretária Municipal de Assistência Social, Mariana Estella Cestari Lese, o Presidente do Conselho do Idoso Municipal, Luiz Otávio Paes e o Presidente da Câmara, Tato Aguilar.
O encontro ainda será marcado pela presença do Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Junior, a Presidente do Conselho Estadual do Idoso, Kelen Garcia e a Diretora da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social do Vale do Paraíba, Flávia Oliveira Silva.
Durante o evento, serão realizadas apresentações culturais com a Orquestra de Violão e de Dança de Salão. Também haverá mesas de discussão com especialistas sobre os desafios da proteção social dos idosos e sobre envelhecimento saudável e políticas públicas. O dia encerra com um luau às 18h.
Por fim, no dia 28, a programação também será intensa, com apresentação dos alunos da oficina de canto de coral, seguida pelas palestras que abordarão temas relevantes para o envelhecimento com qualidade de vida. Terá ainda reunião com debate aberto aos participantes do encontro, informes e encerramento das atividades às 17h.
Programação 27/11 (segunda-feira):
08h – Café de Boas Vindas e Credenciamento
09h – Cerimonial e Mesa de abertura
09h40 – Apresentação da Orquestra de Violão
10h – Mesa 1: Desafios para a Proteção Social de Pessoas Idosas: Etarismo
11h – Informativo sobre o Edital de Chamamento Público do Conselho Estadual do Idoso
12h – Almoço
14h – Mesa 2: Envelhecimento Saudável e Políticas Públicas
15h – Apresentação de Dança de Salão
15h30 – Roda de Conversa – Diálogo entre Conselheiros, Experiências Regionais Exitosas, Desafios e Alternativas para o Atendimento da População Idosa
16h45 – Café com diálogo
17h – Encerramento
18h – Luau
Programação 28/11 (terça-feira):
08h – Café de Boas Vindas
08h45 – Apresentação do Coral
09h – Mesa 3: Palestra sobre Velhice LGBT
10h – Mesa 4: Palestra: Como tornar o Fundo Municipal da Pessoa Idosa um instrumento de captação de recursos e financiamento de projeto
11h – Mesa 05: Palestra Perspectivas e Desafios no trabalho das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) sob a ótica da interdisciplinaridade/atendimento integral Saúde e Assistência Social
12h – Almoço
14h – Reunião Plenária do CEI – aberta aos participantes do encontro
16h30 – Informes
16h45 – Café
17h – Encerramento