Agora é a vez dos homens. A Prefeitura de Caraguatatuba entra na Campanha Novembro Azul, para lembrar ao público masculino sobre a importância dos exames preventivos para evitar o câncer de próstata.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.
A próstata é uma glândula que só o homem possui. É um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento da expectativa de vida.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos de idade, com fatores de risco ou com 50 anos sem fator de risco devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Também deve ser realizado o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação com exame.
A prevenção e o tratamento são as únicas formas de garantir a cura do câncer de próstata, por isso a importância do diagnóstico precoce. A Secretaria de Saúde reforça que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão durante todo mês de novembro com atendimento porta aberta para solicitação do exame de sangue PSA, palestras, orientações, roda de conversas, caminhada e teste rápido para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, faz um alerta para que a população masculina tenha o cuidado com sua própria saúde. “Prevenir é sempre melhor que remediar. Tenha uma rotina de cuidados que comece desde cedo, como prática de atividades físicas, adoção de uma alimentação saudável e o acompanhamento regular com exame. Caso haja o diagnóstico na fase inicial, terá tempo hábil para o tratamento adequado”, destacou.
Cada UBS terá um horário e dia específico para atividades. Para acompanhar toda programação da sua unidade, clique aqui.