A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, promoveu um encontro entre pescadores, ajudantes dos boxes do Entreposto de Pesca do Camaroeiro e os agentes da Vigilância Sanitária.
A palestra realizada na tarde de quinta-feira (23) reuniu 22 participantes no Auditório “Maristela de Oliveira”, da Fundacc. Foram abordados temas essenciais para a garantia da qualidade e segurança alimentar, como a higienização dos boxes de pesca e o cuidado na manipulação dos peixes.
As boas práticas de higiene, armazenamento adequado dos produtos pesqueiros e prevenção de contaminações contribuem para a qualidade dos alimentos oferecidos aos consumidores, além de garantir a integridade dos próprios funcionários dos boxes durante a manipulação dos alimentos.
No encontro, o Diretor da Pesca na Secretaria de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, ressaltou a importância da ação para a preservação da saúde pública e o fortalecimento da atividade pesqueira no município. “Nosso objetivo é assegurar que os produtos da pesca sejam manipulados e comercializados de forma adequada, em conformidade com as normas sanitárias vigentes. Dessa forma, garantimos a segurança alimentar da população e também valorizamos os pescadores locais, estimulando a sua atuação responsável”, disse.
A participação dos pescadores e funcionários dos boxes do Entreposto do Camaroeiro foi bastante importante e demonstrou o compromisso em manter a boa qualidade do serviço executado no município. O apoio e orientação da equipe da Vigilância Sanitária são essenciais neste processo.