O 13º Festival do Mexilhão iniciou na sexta e terminou no domingo (8 e 10/12), na Praça Irmã Lucila, no bairro Massaguaçu. A tradicional festa da região Norte encerrou o ciclo anual de eventos dedicados à culinária local, que reúne o 2º Festival Saberes e Sabores Caiçaras (Praça da Cultura), 18º Festival da Tainha & Pescados Caiçaras (Porto Novo) e o 24º Festival do Camarão (Praça da Cultura).
#PraTodosVerem: Chefe de cozinha preparando o tradicional lambe-lambe (arroz com marisco na casca e tempero) em um tacho durante o 13º Festival do Mexilhão, no Massaguaçu (Foto: Divulgação/PMC)
Organizada pela Prefeitura de Caraguatatuba e Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), a festa oferta ao público um cardápio variado de pratos à base de mexilhão.
Foram vendidos 950 bolinhos de mexilhão, 70 porções de lambe-lambe (arroz com marisco na casca e tempero), 50 porções de marisco ao alho; 55 pratos de talharim com marisco e 17 abacaxis recheados com mariscos, além de 75 kg do molusco in natura com casca, 33 kg de mexilhão sem casca, 450 unidades de doces variados, água, refrigerante e cerveja.
O festival teve como atrações musicais Bichos da Costeira (reggae), Cláudio Milito (MPB, pop, samba, Lua & Rodrigo (samba), Zirinho da Bahia (axé, forró, pop e sertanejo), Carlinhos Gilbert (MPB), Saquaritá (forró), Conexão Central (rock) e DJ André Calisto no intervalos dos shows.
A festa tem o principal objetivo de resgatar a cultura caiçara, através da maricultura e o fomento do turismo da região. Foram seis estandes de venda de pratos de mexilhão, um estande de doces, dois estandes de cerveja artesanal, a Casa Caiçara (café e bolos) e a tenda de artesanato caiçara.