Servidores da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Caraguatatuba participam de uma capacitação voltada aos entrevistadores do Cadastro Único (CadÚnico) dos municípios paulistas. O treinamento iniciou na última terça (5) e encerra nesta sexta-feira (8/12), na cidade de Serra Negra (SP).
O curso é ofertado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por meio da Diretoria de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) do Vale do Paraíba.
O objetivo é deixar o servidor apto para a coleta de informações da família e inserção delas no Sistema de Cadastro Único V7, objetivando o cruzamento de dados com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para melhor avaliação e concessão de programas sociais.
“O Cadastro Único desempenha um papel fundamental na identificação, seleção e acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade, sendo uma ferramenta crucial para a implementação de programas sociais e para a garantia de acesso a direitos básicos para aqueles que mais precisam”, avalia a secretária de Assistência Social, Mariana Cestari.
O Cadastro Único é um grande mapa das famílias de baixa renda no Brasil. Ele mostra ao Governo Federal quem essas famílias são como elas vivem e do que elas precisam para melhorar suas vidas.
Com o Cadastro Único, as famílias de baixa renda podem receber benefícios sociais, como: o Bolsa Família e desconto na conta de luz. Os benefícios variam de acordo com cada família cadastrada. Famílias que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa podem e devem ser registradas no Cadastro Único.
As famílias que necessitam realizar cadastros novos devem fazer o agendamento pela Central 156 (de segunda a sexta, das 8h às 20h; aos sábados, das 9h às 15h), aplicativo Caraguatatuba 156 (download na ‘Play Store’ do celular) e pelo site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.