A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou uma ação preventiva e de fiscalização na Estrada do Rio Claro nesta terça-feira (12). A operação foi em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, com objetivo de combater o desmatamento ilegal e ocupações irregulares na região.
Foram encontrados indícios de desmatamento em alguns pontos da estrada, o que alarmou os fiscais. Como resultado, uma pessoa foi autuada pela polícia ambiental durante a ação.
Esse trabalho faz parte de uma estratégia mais intensa e efetiva que está em execução pela Secretaria de Urbanismo e Polícia Militar Ambiental. O objetivo é combater invasões e ocupações irregulares, garantindo a preservação dos recursos naturais, como vegetação, rios e a fauna.
O Secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, alertou sobre a importância de coibir atividades de desmatamento e degradação do meio ambiente. “Estamos vivenciando mudanças climáticas severas, e se não tomarmos medidas para reverter essa situação, a tendência é que a situação se agrave cada vez mais”.
Foram realizados novos monitoramentos ao longo da estrada do Rio Claro, em pontos vistoriados anteriormente, porém, não foi possível contatar os proprietários.
A Prefeitura e a polícia ambiental informam que reforçarão as fiscalizações e ações preventivas tanto no local, como em diversos bairros de Caraguatatuba, para coibir a prática ilegal de desmatamento. Além disso, disponibilizam os canais oficiais para denúncias.
A Secretaria de Urbanismo atende pela Central 156, através do aplicativo, site e ligação. Para tentativas de flagrante, o 190 da Polícia Militar também pode ser acionado.