A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), segue com o cronograma de limpeza de ruas em diversos bairros para os próximos 15 dias. Os serviços realizados pela Sesep consistem em roçada, varrição e a chamada Operação Bota-fora, que é a retirada de inservíveis como entulhos, lixo e resíduos verdes.
No dia 26/02 (segunda-feira), a Sesep deu início os trabalhos com quatro equipes, num total de 50 pessoas, fazendo a limpeza do bairro Britânia, em direção Sul, até o Porto Novo. A previsão é de que todo o trecho esteja limpo em 20 dias.
O bairro do Tinga, região Centro/Sul também recebe as benfeitorias. As equipes começaram nesta segunda-feira pelas ruas Benedito Reis, João Silveira da Cruz e Travessa Júlio Cesar Ferreira.
Na mesma região, Centro/Sul, bairro Morro do Algodão, os funcionários levam os trabalhos para as ruas Silvio Oliveira e Duque de Caxias.
Na região do Pegorelli, mais ao Sul, uma equipe faz a roçada do campo de futebol do bairro.
No bairro Sumaré, no centro da cidade, os serviços foram iniciados pela rua Barão de Jacareí, com funcionários que fazem roçada, varrição e operação Bota-Fora. Outra equipe trabalha na rua São José dos Campos, no mesmo bairro.
Bota-Fora
A Operação Bota-fora é realizada imediatamente ao final dos trabalhos de roçada e varrição. A Sesep utiliza escavadeiras e caminhões para fazer a retirada dos resíduos oriundos da limpeza e dos materiais depositados pela população.
Vale lembrar que quando a Operação Bota-fora é realizada, os moradores têm a oportunidade de fazer o descarte de inservíveis. Esse é o momento certo. O descarte Irregular é proibido pela Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas). De acordo com a Secretaria de Urbanismo, primeiramente, o autor é notificado pela fiscalização, que dá prazo de 24 horas para retirada dos resíduos. Caso não atenda o aviso da Prefeitura, o infrator pode ser multado em 460 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivale a R$ 2.033,20.
Importante o morador ficar atento e só colocar o material para ser recolhido se tiver a certeza que o caminhão ainda não passou na sua rua.