Após vários dias de chuvas fortes, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), intensificou esta semana os serviços de limpeza e operação Bota-fora em diversos bairros.
No Morro do Algodão, região Centro/Sul, as equipes já trabalham com as roçadeiras para, em seguida, fazerem a varrição das ruas. Em determinados pontos, serão acumulados os resíduos verdes e inservíveis para que a Sesep faça a retirada, com a operação Bota-fora.
Os mesmos serviços de zeladoria também chegam ao Jardim Gaivotas, Recanto Vanja, Pontal Santamarina e Balneário dos Golfinhos, na região Centro/Sul.
Rio do Ouro, Ponte Seca, Indaiá, Martim de Sá também começam a semana recebendo as equipes de limpeza.
Vale lembrar que aos moradores que a operação Bota-fora é realizada imediatamente ao final dos trabalhos de roçada e varrição. A Sesep utiliza escavadeiras e caminhões para fazer a retirada dos resíduos oriundos da limpeza e dos materiais depositados pela população. Esse é o melhor momento para que os moradores façam o descarte de resíduos e inservíveis de forma correta.
O descarte irregular é proibido pela Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas). De acordo com a Secretaria de Urbanismo, primeiramente, o autor é notificado pela fiscalização, que dá prazo de 24 horas para retirada dos resíduos. Caso não atenda o aviso da Prefeitura, o infrator pode ser multado em 460 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivale a R$ 2.033,20.
Importante o morador ficar atento e só colocar o material para ser recolhido se tiver a certeza que o caminhão ainda não passou na sua rua.