A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em colaboração com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e a polícia ambiental, realizou mais uma ação na quinta-feira (7) para coibir uma tentativa de invasão em uma Área de Preservação Permanente (APP).
Os fiscais identificaram a invasão em uma parte da mata no sentido do Morro Santo Antônio e agiram rapidamente para impedir sua continuidade.
Além de constatarem a supressão de algumas espécies de árvores, os fiscais também detectaram que o indivíduo havia realizado cortes no barranco, o que poderia resultar em deslizamentos de terra, colocando em risco não apenas a vida do invasor, mas de outras pessoas na região. A ação conjunta resultou na imediata remoção da cobertura que estava sendo iniciada no local.
A polícia ambiental registrou um boletim de ocorrência em relação ao caso, e a Secretaria de Urbanismo ressaltou a importância das denúncias da população em casos de possíveis invasões e construções irregulares, especialmente quando essas ações afetam o meio ambiente.
O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, destacou a necessidade de cooperação de todos na preservação das áreas públicas, sobretudo em APPs. “A formação de uma equipe de fiscalização composta por diversos órgãos e pela população, visando a proteção ambiental, é indispensável para coibir estas práticas ilegais”, destacou
Para denúncias, a Central de Relacionamento 156, o site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, o aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ e o telefone 156 estão disponíveis. Em casos de flagrante, a Polícia Militar (PM) também pode ser acionada pelo telefone 190. Juntos, podemos trabalhar para proteger nosso meio ambiente e promover um crescimento sustentável.