A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, iniciou a entrega dos materiais didáticos e lúdicos do Programa MenteInovadora nas escolas da rede municipal, projeto que visa promover desenvolvimento socioemocional para potencializar a aprendizagem aos alunos da rede municipal de ensino.
O kit do programa contém um livro do aluno, um booklet (caderno) com atividades em grupo para integrar a família, um jogo Mind Lab de tabuleiro para praticar fora da escola, um livro de raciocínio avançado, atividades para acompanhamento do programa digital e acesso ao portal de conteúdo MentesInovadoras. Todos esses elementos do kit são distribuídos para as crianças de acordo com as necessidades do ensino e indicação pedagógica.
O Programa MenteInovadora vai beneficiar 6.952 alunos de 31 escolas da rede municipal. O projeto é composto por três pontos principais: jogos de raciocínio, usados com o objetivo pedagógico de aprendizagem; desenvolvimento de métodos cognitivos, para orientar o pensamento dos alunos e fazer com que eles construam as respostas; e mediação da aprendizagem, feita pelos professores. A combinação desses três fatores é que provoca o salto de aprendizagem, pois faz com que os alunos desenvolvam habilidades cognitivas (de raciocínio) e habilidades sócioemocionais, como trabalhar em equipe e aprender a ganhar e perder, por exemplo.
Participam do programa os estudantes das escolas de Tempo Integral e também todas as crianças do 1º, 2º e 4º anos. Os participantes da recuperação paralela de 6º ao 9º ano estão inscritos no programa com aulas junto ao projeto.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, participou da entrega aos alunos da EMEI/EMEF Alaor Xavier Junqueira, do bairro Travessão. “O investimento em recursos que potencializam a aprendizagem dos nossos alunos reforçam nosso esforço em contribuir para jovens mais preparados e, consequentemente, uma sociedade melhor”, disse.