O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’.
Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o ensino da segunda língua aos ouvintes na educação infantil.
A iniciativa é fundamentada na eficácia e nos benefícios que a música oferece dentro da sala de aula, servindo como um recurso pedagógico para o ensino da Libras.
Através dessa abordagem, busca-se facilitar a aquisição de uma nova língua pelas crianças ouvintes, promovendo inclusão e compreensão da realidade das pessoas surdas.
“Ao longo do projeto, serão percebidos os de benefícios que a música proporciona para o desenvolvimento integral das crianças, bem como para a assimilação da Libras. Uma aprendizagem bem-sucedida transcende as paredes da sala de aula, promovendo a inclusão além dos limites da escola”, declarou a supervisora Fabiana Matos, atual responsável pelo Setor de Educação Inclusiva.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, expressou seu apoio e entusiasmo em relação ao projeto, destacando sua importância para a comunidade educacional de Caraguatatuba: “Parabenizo esta iniciativa do Setor de Educação Inclusiva da rede municipal. O Projeto Encantando com as Mãos enriquece o aprendizado das crianças e promove a inclusão e o respeito pela diversidade em nossa sociedade”.
O Projeto Encantando com as Mãos representa um passo significativo em direção à construção de um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor, onde todas as crianças têm a oportunidade de aprender e crescer juntas, independentemente de suas habilidades auditivas. Ele será realizado nas 29 unidades dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) do município.