O Prefeito Caio Matheus enalteceu a educação do município: “Este é um momento muito importante, um investimento único no Brasil para atender os anseios da comunidade indígena. O ensino de Bertioga vem se destacando na Baixada Santista, graças aos investimentos e à qualidade dos nossos profissionais. Quanto melhor deixarmos as condições de trabalho e infraestrutura nas escolas, melhor o ensino e aprendizagem”.
A Escola Municipal Indígena Guarani (Emig) Nhembo e a Porã contará com uma arquitetura diferenciada, que harmoniza com a tradição e cultura indígena, garantindo diversidade nas atividades realizadas. A unidade contará com seis salas de aula, quadra poliesportiva, sala multimídia, mini arena de eventos e sala multiuso.
O técnico da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Márcio Alvim, que acompanha o desenvolvimento da Aldeia há mais de 20 anos, celebrou essa nova unidade: “É um exemplo a ser seguido por outras prefeituras que tem no seu território uma população indígena, no sentido do respeito e dignidade com que a prefeitura de Bertioga trata essa comunidade. Bertioga é um exemplo, como nós estamos vendo hoje no lançamento dessa escola.”, destacou Alvim.
O investimento é na ordem de R$ 4.279.747,04 com recursos municipais. A empresa executora é a Ecovale Construções LTDA.
Durante a cerimônia, o cacique Adolfo agradeceu os esforços da Prefeitura, que além da nova escola, recentemente, entregou 30 moradias na Aldeia, em um projeto realizado em parceria com a CDHU, que prevê a construção de 120 unidades habitacionais indígenas ao todo.