A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo.
A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o descarte irregular de resíduos no local, que era recorrente na região.
Câmeras de monitoramento do entorno serão acionadas para identificar quem praticou o ato. Se flagrada, a pessoa pode responder criminalmente pelo ato.
Os munícipes que tiverem informações podem denunciar pelo Canal 156 e não há necessidade de que o denunciante se identifique. Mas é importante que registre com uma foto o ato para encaminharmos as autoridades policiais.
A Prefeitura de Caraguatatuba vem sofrendo com descarte irregular em vários pontos da cidade e para minimizar a sujeira destes pontos viciados tem instalado caçambas para o descarte, mas mesmo assim o descarte é feito em vias públicas.
Na última semana, equipes da empresa terceirizada Renovar registraram uma grande quantidade de pneus de bicicleta descartada em vias públicas. Além da sujeira, esse material é propício para o acúmulo de criadouros do mosquito da dengue.
O descarte irregular é proibido pela Lei Municipal nº 1.144/80, dos artigos 156 ao 161 (Código de Posturas). Inicialmente, o autor é notificado pela fiscalização, que dá prazo de 24 horas para retirada dos resíduos. Caso não atenda o aviso da Prefeitura, o infrator pode ser multado em 460 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivale a R$ 2.116,00.