Os alunos da rede municipal de ensino de Caraguatatuba conquistaram 13 medalhas na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2023. A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira (7/6), em São José dos Campos. Eles trouxeram duas medalhas de ouro, duas de prata e nove de bronze na bagagem.
Os estudantes, familiares e professores celebraram a importante conquista, marcando presença no evento com os demais premiados da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVALE-LN).
A secretária de Educação, Karina Soares, parabenizou os medalhistas e os professores pelo trabalho realizado na última edição da OBMEP. “A participação e valorização dos bons resultados na Matemática contribui bastante com a formação acadêmica e integral dos estudantes. Estamos felizes com os resultados de 2023, totalizando duas medalhas de ouro, duas medalhas de prata e nove medalhas de bronze”, comemora.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, os melhores estudantes vão para a segunda fase e os destaques nacionais ganham medalhas, certificados e bolsa de iniciação científica o PIC JR. Anualmente, os estudantes realizam a prova em duas fases distintas.
O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) tem como objetivo despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela Ciência em geral.