Após montar uma força-tarefa para melhorar os serviços de limpeza dos bairros, a Prefeitura de Caraguatatuba esta semana, conseguiu impor um ritmo acelerado visando levar serviços de capina, roçada, varrição, retirada de resíduos, entre outros, para todas as regiões da cidade.
Em uma operação integrando a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e a empresa terceirizada Renovar, responsável pela limpeza pública da cidade, a semana começou com equipes espalhadas em diversos bairros, entre eles o Perequê Mirim, na região Sul.
As avenidas José da Costa Pinheiro Junior e Josefa Gonçalves de Almeida, as ruas Cinco, Clemente Gomes Ferreira, Amparo, Santa Bárbara e Elvira Antonieta Esteffen são algumas ruas do bairro que receberam serviços de roçada, capina, varrição, retirada de resíduos e até pintura de guias.
No bairro Travessão, também na região Sul, os serviços foram iniciados pelas avenidas João Carlos Balio, José Geraldo Fernandes da Silva Filho e trecho da Ethel Cíntia de Medeiros, que também tiveram suas guias revitalizadas.
Em todas essas ruas e avenidas, os pontos de descarte irregular receberam equipes que fizeram a retirada de entulhos, lixo, resíduos verdes, inservíveis, entre outros. A Estrada do Rio Claro, Nova Caraguá 1 e Barranco Alto também tiveram seus “pontos viciados” limpos.
Ainda na região Sul, bairro Pegorelli, uma máquina patrol da Sesep fez a limpeza e manutenção das margens da Estrada Porteira Preta.
Na região Centro/Sul, bairros como Porto Novo, Pontal de Santa Marina e Morro do Algodão, já estão recebendo as equipes, que estão concentradas principalmente na eliminação dos pontos de descarte irregular. Serviços de roçada e varrição também estão sendo feitos e todas as ruas.
A região Norte também recebeu as equipes empenhadas na força-tarefa. Ruas como Benedito Francisco de Paula, Sebastião Soares, Pescador Manoel M. Sodré, Antonio Alexandre e travessas perpendiculares, todas no bairro Massaguaçu, foram beneficiadas com serviços, incluindo a retirada dos resíduos.
Nos bairros Olaria e Casa Branca, na região Centro/Norte, os serviços são os mesmos e estão sendo realizados simultaneamente esta semana, assim como nas ruas do bairro Indaiá, região central.
Combate ao descarte irregular
A operação integrada para reforçar a limpeza urbana em todo o município foi iniciada na quarta-feira (19), quando o prefeito Aguilar Junior, visitou o pátio da empresa Renovar. Na ocasião, Aguilar Junior conversou com funcionários e participou de uma reunião com o diretor da Secretaria de Serviços Públicos, Wilson Gobetti, e com os responsáveis pela empresa para tratar do início da operação.
A Renovar, que conta atualmente com 180 funcionários, está contratando mais 20 pessoas para integrar a equipe. A empresa passou a contar ainda com mais três caminhões trucados, que são usados para retirada de resíduos, duas máquinas varredeiras (uma grande e uma pequena), duas BobBods (para capina), uma retroescavadeira e uma máquina PC.
As principais metas continuam sendo a limpeza das ruas em todas as regiões e o combate ao descarte irregular de resíduos. Atualmente, a Sesep recolhe cerca de 90 a 130 toneladas por semana de resíduos como lixo, inservíveis, resíduos verdes e entulhos, descartados nos chamados “pontos viciados”, que são os locais irregulares utilizados pela população.
Recentemente, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo, fez um mapeamento de 60 pontos viciados e vem estimulando a população a denunciar as pessoas que fazer descartes irregulares.
O descarte irregular é proibido pela Lei Municipal nº 1.144/80, dos artigos 156 ao 161 (Código de Posturas). De acordo com a Secretaria de Urbanismo, primeiramente, o autor é notificado pela fiscalização e multado em cerca de 460 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivale a R$ 2.116,00. Somente neste ano foram mais de 300 autuações por descarte irregular de lixo.