Brasil sediou as 3 fases do festival e comemora as sementes de mudança que continuarão a florescer em prol da construção de um mundo mais justo e solidário.
A cidade de Aparecida (SP) viveu dias históricos com a realização do Genfest 2024, um evento que reuniu mais de 4 mil jovens de 52 países em torno de um ideal comum: a fraternidade universal. Em sua 12ª edição, pela primeira vez na história, o encontro internacional promovido pelo Movimento dos Focolares foi realizado em país da América Latina, o Brasil, que acolheu com entusiasmo essa iniciativa.
O tema “Juntos para cuidar” norteou as atividades do evento, que incluíram ações sociais em sua 1ª fase junto à OSC’s (organizações da sociedade civil e comunidades sem fins lucrativos) do Brasil e da América Latina, além de momentos ecumênicos, workshops, apresentações artísticas, palestras, oficinas, painéis e atividades em grupo, nas fases 2 e 3. A diversidade cultural presente no encontro foi um dos seus maiores destaques, demonstrando a força da união entre pessoas de diferentes origens e crenças.
Para o Brasil, o impacto do Genfest 2024 se estende além das fronteiras do evento. As ações sociais realizadas durante o encontro beneficiaram diversas comunidades carentes e propiciaram a inclusão dos jovens brasileiros em uma rede global de colaboradores Pathways, que tem como meta tornarem-se agentes de mudança em seus próprios países.
A realização do Genfest no Brasil representa um passo importante na história do Movimento dos Focolares e um sinal de esperança para um futuro mais fraterno e unido. O legado do evento continuará inspirando jovens em todo o mundo a trabalharem juntos pela construção de uma sociedade mais justa e fraterna.