As inscrições do processo seletivo simplificado para 24 Guarda-Vidas Temporários (GVTs) da Prefeitura de Caraguatatuba encerram no dia 9 de outubro (quarta-feira). Homens e mulheres maiores de 18 anos, com ensino fundamental completo, podem se inscrever das 9h às 18h, na sede do 3º Subgrupamento de Bombeiros Marítimo (Subprefeitura do Porto Novo) ou no Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá.
Os aprovados trabalharão nas praias do município na temporada de verão 2024/2025, sob a supervisão do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar). O contrato terá 120 dias de duração (quatro meses), a partir de 13 de novembro (antevéspera do feriado da Proclamação da República), com carga de 40 horas/semanais ou turno de revezamento de 12hx36h, salário de R$ 1.862,30, além de benefícios como vales transporte, alimentação e refeição.
A prova de seleção para o curso será no dia 9 de outubro (quarta-feira), a partir das 9h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). O endereço é Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia. No dia 9 de outubro, os interessados poderão se inscrever com 30 minutos de antecedência do início do teste de aptidão física (TAF), no 3º Subgrupamento de Bombeiros Marítimo (Subprefeitura do Porto Novo) e no Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá.
Para participar do processo seletivo, candidatos de ambos os sexos devem ter 18 anos e ensino fundamental completo (9º ano/ antiga 8ª série), estar quite com o serviço militar obrigatório (no caso dos homens) e em dia com as obrigações eleitorais, além de não ter sido dispensado por justa causa do curso ou trabalho de GVT, incluindo a contratação como Guarda-Vidas por Tempo Determinado (GVTD) do Governo do Estado.
Adolescentes com 17 anos precisam entregar a autorização do responsável legal, cópias do RG e CPF no ato da inscrição. Além da documentação, os jovens devem ter 18 anos completos na data da contratação (13/11).
O candidato tem que chegar ao Cemug com, no mínimo, 30 minutos de antecedência do teste, com o comprovante de inscrição e apresentar um dos seguintes documentos originais com foto: RG, carteira de identidade de órgão de classe, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e atestado de saúde de aptidão física (providenciado pelo candidato, com no máximo três meses de expedição). Não serão aceitos protocolos ou cópias dos documentos solicitados.
A prova de corrida é de caráter eliminatório e consiste em correr/andar um percurso de 1 km em tempo máximo de oito minutos, sem atribuição de pontuação. O teste de natação é de caráter classificatório e eliminatório e o candidato deve nadar um percurso de 200 metros na piscina, qualquer estilo, sem meios auxiliares, em tempo máximo de 6 minutos.
Durante o curso de 17 dias, com aulas teóricas, práticas e estágios supervisionados, a partir do dia 16 de outubro ao dia 5 de novembro, serão aplicadas avaliações do que foi passado aos alunos, sendo que no final será obtida uma média geral dos alunos e haverá desconto de nota por faltas disciplinares, faltas e atrasos cometidos pelos alunos durante o tempo de curso.
As provas classificatórias vão ser aplicadas no dia 5 de novembro. O resultado final será publicado no dia 8 de novembro, no Diário Oficial, site da prefeitura e 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. O edital completo da seleção está disponível na Edição 1.399 do Diário Oficial Eletrônico do dia 10 de setembro ou no link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2024/09/Edital_1399.pdf.
A sede do 3º Subgrupamento de Bombeiros Marítimo fica na Avenida José Herculano, 7.495 – Travessão (antiga Subprefeitura do Porto Novo). O telefone é (12) 3887-3151. O Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá está localizado na Avenida Dr. Aldino Schiavi, 600 – Martim de Sá. Mais informações no telefone (12) 3888-2960. O atendimento ao público é das 9h às 18h.