A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou nesta semana, a quarta e última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) deste ano. A atividade visa coletar amostras de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti para medir a infestação da dengue e da Chikungunya que já registra 28 casos positivos na cidade.
As equipes devem visitar ao longo do mês de outubro, aproximadamente 3 mil imóveis que serão vistoriados em todo município. A partir disso é possível ter um panorama da situação no município e iniciar os trabalhos de eliminação dos criadouros.
Segundo o coordenador do controle de dengue, Ricardo Fernandes, este trabalho é de suma importância, pois vai nortear as atividades de controle para os próximos três meses, época em que a dengue volta a surgir, devido ao aumento da temperatura.
“As casas recebem as visitas das equipes de controle de endemias, de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. Contamos com a colaboração da população para receber os agentes que estão devidamente identificados”, completa Ricardo.
A última avaliação realizada em julho registrou índice 1,8% para infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, colocando o município em estado de alerta.
O Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya. Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones: (12) 3887-6888 ou 156.