Com objetivo de dar mais oportunidades às mulheres cuidarem da sua saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba promove neste sábado (19), o ‘Dia D’ em alusão à Campanha Outubro Rosa. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h para coleta de papanicolau (preventivo), agendamento de mamografia e teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A Campanha Outubro Rosa tem como foco reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. É um mês totalmente dedicado à saúde da mulher, com diversas ações para orientar e encaminhar as mulheres na realização de exames preventivos, como mamografia e papanicolau.
Câncer de mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. É o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo. A mamografia é indicada para mulheres a partir de 40 anos de idade e deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Mulheres a partir dos 60 anos devem fazer o exame a cada dois anos.
A mamografia não é indicada para mulheres com menos de 40 anos, só se tiver alguma suspeita, pois o exame não consegue mostrar com nitidez toda a mama, por ela ser muito densa. O tecido mamário começa a mudar só a partir dos 40 anos. O que facilita a compreensão do exame e o diagnóstico de possíveis nódulos.
Câncer de colo do útero
Esse tipo de câncer, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção por alguns tipos de papilomavíurs humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes.
Entretanto, em alguns casos ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também papanicolau), indicado para mulheres acima de 21 anos de idade ou conforme a necessidade.
Teste rápido
Os testes rápidos são práticos e de fácil execução, com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo. O resultado sai em, no máximo, 30 minutos. O teste deve ser feito regularmente e, principalmente, se a pessoa passou por uma situação de risco, como relação sexual sem proteção ou compartilhando objetos perfurocortantes.
Carreta da mamografia
No sábado também haverá na região Sul, a Carreta da Mamografia ofertada pelo Governo de São Paulo. O atendimento será das 8h às 12h e serão distribuídas 25 senhas, por demanda espontânea e ordem de chegada. Não é necessário ter agendamento prévio.
Pacientes com idade entre 50 e 69 anos deve apenas levar RG e cartão do SUS. Para mulheres entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos, é necessário apresentar o pedido médico, além do RG e cartão do SUS.
A Carreta está instalada no estacionamento da UPA Sul, no Perequê-Mirim, na Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, 297.