Em ano de eleições municipais, as discussões sobre o planejamento de políticas públicas e a importância da integração entre gestores das cidades e os conhecimentos acadêmicos ganham ainda mais relevância.
Nesse contexto, a Universidade de Taubaté (UNITAU) abre inscrições para os programas de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional (Taubaté e Caraguatatuba) e mestrados em Engenharia Mecânica e Linguística Aplicada (Taubaté), que oferecem oportunidades para profissionais, gestores e pesquisadores contribuírem diretamente com o desenvolvimento sustentável e a transformação social das cidades da região.
Todos os programas estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e somam décadas dedicadas à formação de pesquisadores, estimulando o desenvolvimento de estudos focados no contexto regional. O objetivo é a busca por soluções para problemas que permeiam a sociedade e as organizações públicas e privadas.
Os programas de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional abordam os fenômenos socioprodutivos, locais e regionais, que acompanham o desenvolvimento das cidades em diferentes dimensões, entre elas humana, política, econômica, tecnológica, educacional, ambiental e da saúde, preservando as características histórico-culturais que formam a identidade local.
“A partir da Constituição de 1988, aumentaram as responsabilidades e os recursos das prefeituras em relação à gestão pública como, por exemplo, a responsabilidade pela gestão da educação, da saúde e da assistência social. A atualização constante dos servidores públicos ajuda com a melhora na gestão desses recursos. E os cursos em Desenvolvimento Regional ajudam nessa qualificação”, explica o coordenador geral dos mestrados e doutorado em Desenvolvimento Regional da UNITAU, Prof. Dr. Edson Trajano Vieira.
Em Taubaté, a Universidade oferece o curso de mestrado e doutorado em Planejamento e Desenvolvimento Regional. Já no campus Caraguatatuba, as vagas são para o mestrado profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional.
Com o papel de promover a formação teórico-crítica de educadores e pesquisadores em ensino e aprendizagem de línguas e áreas afins, o Mestrado de Linguística Aplicada oferecido em Taubaté conta com três linhas de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Línguas; Formação de Professores de Línguas e Processos discursivos da linguagem verbal e não-verbal.
A coordenadora geral do mestrado em Linguística Aplicada, Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma, explica como a área dialoga com temas relevantes da sociedade como educação e a inclusão social.
“O curso possibilita, por um lado, a formação de recursos humanos imbuídos de perspectivas críticas sobre o impacto social de suas ações e atividades profissionais e acadêmicas, capazes de promover transformações embasadas teoricamente, e, por outro, a formação de profissionais e pesquisadores capazes de refletir sobre e analisar a linguagem verbal e não verbal mediadora dos processos de constituição e transformação sociais, linguagem essa que se materializa em diferentes suportes e modalidades”.
Por fim, o mestrado profissional em Engenharia Mecânica, também ofertado em Taubaté, é voltado a profissionais do mercado, a fim de prepará-los para a resolução de problemas de organizações públicas e privadas, com vistas ao aumento da produtividade, à transferência de conhecimento e à capacitação para práticas avançadas, inovadoras e transformadoras dos processos de trabalho.
“No mestrado profissional de Engenharia Mecânica, que existe há 27 anos, cerca de 80% dos alunos são originários da indústria”. E os mestrados profissionais têm como objetivo resolver problemas, seja de organizações públicas ou privadas. Por isso, eles geram grande impacto na sociedade e, consequentemente, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, explica o coordenador geral do mestrado em Engenharia Mecânica, Prof. Dr. Evandro Luís Nohara.
Expansão dos programas de pós-graduação
Não é apenas Taubaté que oferece os programas de Pós-Graduação. A UNITAU oferta também para a região do Litoral Norte, em Caraguatatuba, os mestrados em Desenvolvimento Regional e em Ciências da Saúde.
Apenas no Litoral Norte, no curso de Desenvolvimento Regional, são realizados 30 dissertações que buscam identificar e propor alternativas aos principais problemas em cada município, como por exemplo: os desafios na melhoria das condições de vida com o crescimento populacional, como o acesso a moradia; as políticas públicas de saúde; a qualificação das pessoas para a inserção no mercado de trabalho, entre outras.
De acordo com a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNITAU, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello, uma Universidade que produz pesquisas científicas pode gerar impactos e mudanças positivas na região onde está inserida.
“A articulação entre universidade e gestão pública municipal, cada qual exercendo seu papel, pode ser muito profícua, pois as pesquisas geradas pela universidade podem fundamentar políticas públicas, além de formar profissionais qualificados que atuarão na região” afirma.
Os programas de Pós-graduação da UNITAU estão com inscrições abertas para iniciar novas turmas em 2025, tanto em Taubaté quanto em Caraguatatuba. Em breve, as inscrições para outros cursos estarão disponíveis. Para saber mais acesse unitau.br/pos-graduacao.