Alunos do 9º ano, da EMEF Professor Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, participaram na terça e quarta-feira (18 e 19), do projeto Bombeiros na Escola.

#PraTodosVerem: Cabo do Corpo de Bombeiros Eliezer Costa Vieira ministra aula do Programa Bombeiro na Escola para alunos do 9º ano C, da EMEF Professor Euclydes Ferreira. Ele está de pé e os alunos sentados em carteiras escolares. (Foto: Hugo Labanca/PMC)
O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros, voltado para estudantes do 8º e 9º anos, com o propósito que saibam identificar situações de perigo, evitem que ocorram acidentes e de agirem da maneira correta em uma emergência, jamais ficando expostos ao risco.
Na aula ministrada pelo cabo PM do Corpo de Bombeiros, Eliezer Costa Vieira, a turma pode aprender um pouco mais sobre os serviços sociais prestados pela instituição, equipamentos usados no resgate de incêndios, como preceder nessa situação; tipos de incêndio e tipos de extintores; diferença entre um atendimento de urgência e emergência; procedimentos em caso de queimadura, em caso de convulsão ou fratura; quando ligar para o número 193, entre outros assuntos.
Uma das vivências na sala teve a participação do aluno Marcos Vinícius Nascimento Távora, 14 anos, 9º C, que demonstrou como se deve vestir a roupa de combate a incêndio, calça e sobretudo, mais bota e capacete em menos de 30 segundos, tempo este exigido a cada bombeiro. A vestimenta completa pesa em torno de 30 quilos.

#PraTodosVerem: Cabo do Corpo de Bombeiros Eliezer Costa Vieira auxilia o aluno Marcos Vinícius Nascimento Távora, a vestir a roupa usada em resgate de incêndios. (Foto: Hugo Labanca/PMC)
“Não tinha ideia do peso da roupa. Fiquei bastante impressionado. Não é uma profissão fácil, eles trabalham muito. Além disso, aprendi a importância das mangueiras e extintores em escolas e estabelecimentos comerciais, por exemplo, em caso de incêndio e também ter em mente a rota de fuga”, ressaltou o adolescente.
A colega Karoline Vanessa da Silva Alves Garcia, 15 anos, disse que foi importante a aula para saber como se portar em situações de emergência e quando telefonar para o número 193. “Aprendi muito nesse encontro”, resumiu.
Na quinta-feira (20), a aula será na EMEF Professor Luiz Ribeiro Muniz, na Martin de Sá, e na sexta-feira (21), na EMEF Professor Luiz Silvar do Prado, no bairro Casa Branca. A primeira unidade escolar a receber o projeto, este ano, foi a EMEF Professora Edna Maria Nogueira Ferraz, no Perequê-Mirim, na segunda (17).