Representantes do IFSP Campus Caraguatatuba e do governo municipal se reuniram para conversar sobre uma parceria entre as duas instituições por meio dos professores e alunos do curso de Engenharia e a Defesa Civil Municipal.

#PraTodosVerem: O professor doutor Francisco Fabro Neto faz a apresentação com auxílio de um telão, do Programa de Cartografia Social dos riscos de desastres naturais em comunidades vulneráveis, proposta de extensão do curso de Engenharia Civil. Na plateia estão o prefeito Mateus Silva, o coordenador da Defesa Civil, capitão Romano, o técnico da Defesa Civil Municipal, Marcos Alves Medeiros; Emerson Canela, professor e inspetor do CREA; professor e diretor adjunto educacional, Ricardo Soares Mota Silva; a diretora adjunta de Administração do IFSP, Tânia Cristina Lemes Soares Focesi; os professores do IFSP, Elaine Barreto e Jonis Leite Costa.
Foi feita uma apresentação do Programa de Cartografia Social dos riscos de desastres naturais em comunidades vulneráveis, proposta de extensão do curso de Engenharia Civil, elaborada pelo professor doutor Francisco Fabbro Neto, coordenador do projeto.
Na oportunidade, Fabbro Neto apresentou ao prefeito Mateus Silva e ao coordenador da Defesa Civil, capitão Oduvaldo Romano, a proposta de parceria, cujos objetivos são: o mapeamento oficial dos riscos de desastres naturais para os moradores das comunidades selecionadas; complementar o mapeamento oficial com a percepção dos moradores sobre os riscos de desastres presentes seu território; propor medidas estruturantes e não-estruturantes para os riscos mapeados, em conjunto com os moradores locais, agentes da defesa civil municipal, professores e alunos do curso de Engenharia do IFSP; revisar e ajustar os mapas e as medidas propostas, em conjunto com os moradores das comunidades e demais órgãos competentes; e entregar impressos o mapeamento e respectivos pré-projetos de medidas estruturantes e não-estruturantes para as comunidades mapeadas e defesa civil municipal.
A contrapartida por parte do governo municipal será o de garantir transporte para os alunos realizarem as visitas nas áreas de risco e abrir vagas de estágio na Defesa Civil de Caraguatatuba, na medida que o projeto se desenvolver.
O prefeito Mateus Silva considerou ótima parceria com o IFSP tanto no aspecto acadêmico de trocas de informações dos professores e alunos do curso de Engenharia Civil com a equipe técnica da Defesa Civil, quanto de ambos atuarem junto aos moradores que se estabeleceram em áreas de risco.
O capitão Romano afirmou que a Defesa Civil tem todas as condições de oferecer estágio e acompanhamento aos trabalhos a serem desenvolvidos pelos professores e alunos do curso de Engenharia, dentro “Programa de Cartografia Social dos riscos de desastres naturais em comunidades vulneráveis”.
O Diretor-geral do IFSP Campus Caraguatatuba, Kalebe Xavier, disse que quanto mais parcerias entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o IFSP mais vantagens se estabelecem para ambas instituições como também para a comunidade. “Hoje já temos parcerias com as secretarias de Turismo, Planejamento, Educação, Tecnologia da Informação e Governo. Agora teremos também com a Defesa Civil”, declarou.
Também participaram da reunião na sede do IFSP, no Indaiá, na quinta-feira (12), o técnico da Defesa Civil Municipal, Marcos Alves Medeiros; Emerson Canela, professor e inspetor do CREA; professor e diretor adjunto educacional, Ricardo Soares Mota Silva; a diretora adjunta de administração do IFSP, Tânia Cristina Lemes Soares Focesi; os professores do IFSP, Elaine Barreto e Jonas Leite Costa.