O próximo sábado (7) é dia de cuidados. Junto com a campanha de multivacinação, a Secretaria de Saúde estará também com atendimento para prevenção e diagnóstico precoce ao câncer bucal.
Podem procurar as unidades qualquer pessoa que queira passar por uma avaliação odontológica ou que tenha alguma suspeita de lesão na boca, como feridas na boca ou lábios que não cicatrizam, inchaços, sangramentos, dor de garganta prolongada e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas.
Segundo o diretor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, André Trunkl, em um estágio mais avançado, o câncer de boca pode provocar mau hálito, dificuldade para falar, mastigar e engolir, emagrecimento acentuado e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço).
“A avaliação é importante para eliminar os fatores de risco, como ajuste de próteses, tratar os dentes, efetuar uma boa higiene bucal, além de combater o álcool e o tabagismo. Importante também se atender aos cuidados sempre que se expor ao sol, usar protetor solar labial e chapéu de aba larga. Outra recomendação importante é a manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais e principalmente o autoexame da boca”, destaca Trunkl.
O autoexame da boca é uma técnica simples, que a própria pessoa pode fazer. Basta ter um espelho e um ambiente iluminado e procurar por feridas, caroços, manchas brancas ou avermelhadas, pintas, verrugas. Faça esse exame uma vez por mês, se notar anormalidades, procure imediatamente a UBS mais próxima.
Fique atento aos sinais: feridas na boca que não cicatrizam em duas semanas, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal, dificuldade de fala, mastigação e deglutição, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de íngua no pescoço, são sinais de câncer em estágios mais avançados. Lembre-se: nem todo machucado na boca é câncer, mas, feridas que não saram em duas semanas devem ser examinadas.
Caso o profissional avalie alguma suspeita, o paciente será encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para tratamento.
Além disso, os profissionais também estarão à disposição para fazer o pré-natal odontológico de gestantes. Para garantir uma boa saúde bucal do bebê que está vindo, o primeiro passo é cuidar da mãe.
Segundo André Trunkl, infecções bucais podem provocar nascimento prematuro e até mesmo aborto. “Procure a Campanha e faça avaliação com dentista”.
A Campanha será realizada das 8h às 17h, em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS): Perequê-Mirim (Maurício Borges), Porto Novo, Tinga, Sumaré e Massaguaçu.
A Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, coordenada pela Divisão de Saúde Bucal da Prefeitura de Caraguatatuba, é realizada durante o mês de outubro e objetiva a conscientização e orientação sobre os cuidados e a importância dos exames preventivos para um diagnóstico precoce.