A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou no último sábado (24), o projeto ‘Cárie Zero’, que visa conscientizar os alunos e familiares sobre a importância da saúde bucal. A abertura foi realizada nos Centros de Educação Infantil (CEI) e nas escolas municipais que possuem consultório.
O projeto objetiva o trabalho conjunto da equipe de saúde bucal das escolas e as famílias dos alunos para reforçar a atuação dos dentistas no âmbito escolar, seja nas ações coletivas com palestras, como nas ações curativas, que é o tratamento dos alunos.
O projeto foi lançado durante a ação ‘Família na Escola’, promovido pela rede pública municipal e promoveu encontro com alunos e dentistas, no qual, de forma lúdica, explicaram a importância dos cuidados e estreitaram vínculos com os profissionais que estarão durante todo ano em acompanhamento com as crianças na saúde bucal.
Além disso, o projeto promove uma gincana com propostas de tarefas para os alunos desenvolverem com atividades educativas relacionadas à saúde bucal, palestra com os pais e responsáveis, e também o acompanhamento do tratamento dos alunos, nas escolas que possuem consultório de saúde bucal.
Segundo a coordenadora de saúde bucal da Secretaria de Saúde, Adriana Naves Oliveira Toledo, a gincana é uma forma de incentivo para que as crianças deem continuidade ao tratamento bucal e assim, consigam atingir melhores índices de tratamento e prevenção, reduzindo a cárie dos alunos. “No ano passado, o resultado foi a redução em 90% das cáries nos alunos das escolas participantes. Este ano, nossa meta é alcançar os 100%”, explica.
O diretor de saúde bucal da Secretaria de Saúde, André Trunkl, destaca que o projeto é uma prevenção de médio a longo prazo, pois trabalha a reeducação das crianças e familiares, conseguindo no futuro reduzir o número de cáries em toda família. “Mais do que prevenir a saúde bucal, garante a saúde no geral, evitando infecções em diversas outras partes do corpo”, esclarece Trunkl.
O projeto Cárie Zero foi implantado através da Lei nº 2.691 de 9 de novembro de 2023 e prevê atividades e promoção de ações na educação preventiva e curativa, conscientizando a importância em se manter a dentição e a boca saudável para uma melhoria da qualidade da saúde bucal das crianças, gerando melhor qualidade de vida e bem estar social.