Consultas e exames regulares precisam fazer parte da rotina dos brasileiros, afirmam médicos
No dia 7 de abril, se celebra o Dia Mundial da Saúde, uma data necessária para refletir sobre os desafios enfrentados na promoção do bem-estar e na prevenção de doenças. Uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo são doenças relacionadas a diferentes tipos de cânceres.
Os números do Instituto Nacional do Câncer, INCA, revelam que o tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3%), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
Apesar de ser uma doença complexa, especialistas buscam sempre novas estratégias para o combate e mostraram avanços significativos nas últimas décadas, o que abre portas e novas perspectivas para tratamentos cada vez mais inovadores e tecnológicos.
Em Taubaté-SP, o Instituto do Câncer Brasil desenvolve o monitoramento genético como opção de prevenir a doença e traçar planos de rastreamento para um diagnóstico rápido.
“Realizamos exames oncogenéticos para avaliação de propensão de mutação celular para cânceres, por exemplo. Combinando essas opções a medidas preventivas personalizadas ao quadro do paciente, é possível ter análises prévias e tratamentos mais eficientes”, explica o médico oncologista Dr. José Márcio Figueiredo, Diretor do Instituto do Câncer Brasil.
Em média, até 10% da população mundial tem predisposição hereditária a desenvolver algum tipo de câncer durante a vida.
Medidas para proteger a saúde e prevenir o câncer
“Os médicos não podem ser procurados apenas quando o paciente está doente. É importante buscar por exames e consultas de forma regular para manter a saúde em dia”, enfatiza o oncologista Dr. Eduardo Zucca – Diretor e Coordenador Geral de Pesquisa Clínica do Instituto do Câncer Brasil.
Adotar um estilo de vida saudável, que inclui uma dieta rica em fibras, frutas e vegetais, a prática regular de exercícios físicos e a redução do consumo de álcool e tabaco são essenciais na prevenção do câncer, segundo os especialistas.
Os cuidados com o sol precisam ser frequentes também. O uso de protetores solares, roupas de proteção, chapéus, bonés e evitar a exposição direta nos horários de pico são medidas eficazes.
“Nosso corpo apresenta sinais quando algo não vai bem. Fique atento a possíveis caroços, manchas e pintas diferentes. Esteja em dia com consultas médicas e exames de rastreamento”, conclui Dr. José Márcio Figueiredo.