O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), inaugurado em 2019, foi idealizado para oferecer acolhimento, carinho e respeito às mulheres de Caraguatatuba. Um espaço onde a mulher consegue realizar consultas, exames e receber todo atendimento necessário, seja para a saúde física ou psicológica.
Desde a sua inauguração, até o mês de junho de 2020, foram realizados 26.067 atendimentos entre consultas e exames.
No Pró-Mulher são realizados pré-natais de alto risco e exames como densitometria óssea e ultrassonografia. Outro procedimento realizado na unidade, desde março de 2020, é a aplicação da vacina palivizumabe, que protege crianças do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais que acometem o pulmão.
Caraguatatuba virou referência no Litoral Norte (LN) por ser a única a oferecer esse tipo de vacina. Até o mês passado foram aplicadas 123 doses em crianças das quatro cidades do LN e de Natividade da Serra.
A unidade também abriga o Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) e o Banco de Leite Humano (BLH), inaugurado em 2018 pela Prefeitura. Anteriormente, os atendimentos desses serviços eram realizados em outro endereço.
Com a transferência do Ceami e o BLH para o Pró-Mulher, mamães e bebês ganharam um espaço mais amplo e moderno. Os recém-nascidos têm a primeira consulta com pediatra na própria unidade Ceami.
Atualmente, o BLH conta com cerca de 300 doadoras de leite humano cadastradas e 3 mil mães para receber o atendimento de acompanhamento de apoio à amamentação.
Atendimento às vítimas de violência é prioridade
Segundo a enfermeira e coordenadora do Pró-Mulher, Celina Medalha, todas as solicitações que chegam através do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) de Caraguatatuba, inaugurado em 2017 com o objetivo de prestar assistência às mulheres vítimas de violência no município, são prioridades na unidade.
Além dos atendimentos com psicólogo e ginecologista, são realizados diversos grupos terapêuticos com mulheres vítimas de algum tipo de violência que comprometa a sua integridade física, mental ou moral.
Porém, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fez com que os grupos terapêuticos fossem suspensos. Nesse período, as vítimas recebem apoio, via telefone, pela equipe do CIAM.
Com a pandemia, o CIAM realizou, em média, 40 atendimentos. Entre eles estão: acolhimento, atendimento individual, atendimento psicossocial, atendimento sociojurídico e encaminhamentos específicos para a rede de serviços.
O CIAM e o Pró-Mulher formam um conjunto de apoio à mulher. Uma arma poderosa contra a violência feminina à disposição da população.
Denúncias
Atos de violência contra a mulher podem ser denunciados de forma sigilosa e confidencial pelo telefone 180, número gratuito que funciona 24 horas, todos os dias da semana.
O CIAM está localizado na Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME). O telefone é o (12)3883-9908 e o horário de atendimento: 8h às 17h.
O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) está localizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135 – Sumaré, Caraguatatuba (próximo ao Camaroeiro). O telefone é o (12) 3897-3500.