Pais e responsáveis por crianças de um ano até menores de cinco anos de idade que ainda não foram vacinadas contra poliomielite têm até o dia 30 de novembro para procurar uma das salas de vacinação de Caraguatatuba.
Segundo a Vigilância Epidemiológica (VE) do município, a Campanha Nacional contra poliomielite que estava prevista para se encerrar na sexta-feira (13) em Caraguatatuba, imunizou 3.192 crianças. O total representa 51,6% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%, ou seja, 6.179 crianças.
Além da campanha contra a poliomielite, a Multivacinação também foi prorrogada até o dia 30 de novembro. A campanha tem como objetivo a atualização da carteirinha de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
Segundo o Ministério da Saúde, existem 19 tipos diferentes de vacinas que protegem contra mais de 20 doenças. A imunização deve começar ainda quando recém-nascido com as vacinas BCG que previne a criança da tuberculose, principalmente e miliar, e da meningite, além da vacina contra hepatite B.
Ainda existem as vacinas penta, que imuniza as crianças contra difteria, tétano e coqueluche, hepatite B, meningite e infecções por Haemophilus Influenzae B, e a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
Outras vacinas também são importantes para prevenir doenças como varicela, rotavirose, febre amarela, doença pneumocócica, HPV (Papilomavírus Humano).
Sarampo e H1N1
A Prefeitura também ampliou a vacinação contra sarampo até o dia 30 novembro. O público-alvo ainda são as pessoas de 20 a 49 anos. De acordo com a VE, até o momento foram vacinadas 1.938.
Outra vacina disponível nos postos de saúde é a contra influenza (H1N1). Nesse caso, qualquer pessoa poderá se imunizar contra a doença.
Cuidados com a Covid-19
As campanhas de poliomielite e Multivacinação ocorrem em meio à pandemia da Covid-19. Por isso, todos que procurem a unidade deverão utilizar máscaras de proteção.
As crianças e os adolescentes poderão ser acompanhados apenas por uma pessoa. As salas de vacinação foram adequadas para receber o público e orientadas a disponibilizarem álcool gel.
Salas de vacinação das UBSs
Com algumas salas de vacinação indisponíveis, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) se adequaram para prestar um melhor atendimento ao munícipe durante as campanhas de vacinação.
UBS Ademir Reis (Perequê-Mirim) – a população que é atendida na UBS deve se dirigir a UBS José Mauricio Borges.
UBS Rio do Ouro – os munícipes que dependem da unidade devem procurar o posto de saúde do Jaraguazinho.
UBS Tabatinga e Massaguaçu – moradores que se vacinam nessas duas unidades de saúde deverão se dirigir a EMEF Profª Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu.
UBS Tinga – a unidade passa por uma reforma de melhorias. Por isso, a população deve procurar a EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos para receber as doses da vacina.
Horário de funcionamento das salas de vacinação nas UBSs e escolas
UBS José Maurício Borges (Perequê-Mirim): das 7h30 às 12h e das 13h às 16h.
UBS Porto Novo: das 8h às 11h e das 13h às 15h30.
UBS Morro do Algodão: das 8h às 12h e das 13h às 16h.
EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos (UBS Tinga), UBS Casa Branca e UBS Jetuba: das 7h às 12h e das 13h às 16h.
UBS Jaraguazinho: das 8h às 12h e das 13h às 15h45.
UBS Sumaré/Centro: das 7h30 às 12h e das 13h às 15h45.
EMEF Profª Antonia Antunes Arouca (UBS Tabatinga e Massaguaçu): das 8h às 12h e das 13h às 16h30.
Serviço
Confira o endereço de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba: https://tinyurl.com/y7nsteo3.
Confira o endereço das escolas municipais
EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca: Rua Itália Baffi Magni, 581 – Massaguaçu.
EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75 – Tinga.