Astro da série ‘Jornada nas estrelas’ voou por 10 minutos em nave do bilionário Jeff Bezos, da Blue Origin. ‘Eu espero nunca me recuperar disso’, declarou o artista. VÍDEO mostra os melhores momentos.
Por g1
Veja os melhores momentos da viagem de William Shatner, o ‘Capitão Kirk’, ao espaço
William Shatner, o eterno Capitão Kirk da série “Jornada nas estrelas” (“Star trek”), se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço, aos 90 anos, nesta quarta-feira (13).
Ele voou por 10 minutos na cápsula New Shepard, sem piloto, da empresa Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos. A decolagem ocorreu às 11h50 (horário de Brasília), partindo de uma base no Texas, nos Estados Unidos.
Em novo marco do turismo espacial, Shatner superou o recorde de tripulante mais velho que pertenceu a Wally Funk, de 82 anos, a mulher que participou da 1ª viagem de Bezos, há cerca de 3 meses.
LEIA MAIS:
- O g1 transmitiu evento: reveja MINUTO A MINUTO
- Assista VÍDEOS da viagem do ‘Capitão Kirk’ ao espaço
- Veja FOTOS da viagem do ator
Ao descer da cápsula, Shatner começou a relatar a sua experiência a Bezos: “Eu espero nunca me recuperar disso […] é muito maior do que eu e do que a vida”, disse. “O que você proporcionou para mim foi a mais importante e profunda experiência”.
Ao lado do ‘Capitão Kirk’, viajaram mais três pessoas (veja abaixo). Os tripulantes experimentaram 4 minutos de gravidade zero e tiveram uma vista privilegiada da Terra.
Principais momentos da viagem
O embarque:
‘Capitão Kirk’ e outros tripulantes são levados para foguete da Blue Origin
A decolagem:
Foguete da Blue Origin decola com ‘Capitão Kirk’
Momento em que a cápsula se separa do foguete:
Veja o momento em que cápsula com ‘Capitão Kirk’ se separa de foguete
Nave retorna com ajuda de paraquedas:
Cápsula com os ‘Capitão Kirk’ e tripulantes retorna com ajuda de paraquedas
Cápsula atinge o solo:
Nave com ‘Capitão Kirk’ atinge o solo
‘Capitão Kirk’ saindo da Blue Origin:
‘Capitão Kirk’ sai da cápsula da Blue Origin
Passageiros do 2º voo tripulado da Blue Origin — Foto: Wagner Magalhães/Arte g1
Como foi o voo
Os tripulantes fizeram um novo voo suborbital, como o que Bezos fez. Esse tipo de voo é diferente do realizado pela SpaceX, que manteve turistas na órbita terrestre por três dias (veja infográfico ao final da reportagem).
A missão ultrapassou a Linha de Kármán, que fica 100 km acima do nível do mar. O limite é considerado para definir o início do espaço, mas Nasa e o Exército dos Estados Unidos consideram que a barreira já é superada em uma altitude de 80 km.
Depois do lançamento, o foguete se separou da cápsula, onde ficaram os passageiros, e retornou ao solo de forma autônoma. A cápsula também não precisa de piloto e termina o voo com ajuda de paraquedas.
Os passageiros tiveram a sensação de gravidade zero durante 4 minutos. Durante a viagem, eles poderão contemplar a curvatura da Terra.
A cápsula reutilizável New Shepard foi batizada em homenagem a Alan Shepard, primeiro norte-americano a chegar ao espaço, em 1961.
- VÍDEOS: relembre o voo espacial de Jeff Bezos
- Sabe tudo sobre a nova corrida espacial? Faça o teste e descubra
- Voo orbital x suborbital: as diferenças entre voos da Blue Origin e da SpaceX
- Jeff Bezos, Elon Musk e Richard Branson: os bilionários na corrida espacial
Quem é quem no voo da New Shepard
William Shatner
Conhecido por ser o astro de “Jornada nas Estrelas”, William Shatner foi o primeiro ator da franquia de séries e filmes a realmente cruzar a fronteira espacial. Além de ator, ele já atuou como diretor, produtor, escritor e músico.
Com 90 anos de idade, Shatner se tornou a pessoa mais velha a viajar ao espaço, superando Wally Funk, de 82 anos, que esteve no primeiro no voo de Bezos.
William Shatner, astro de ‘Star Trek’, participará de voo espacial da Blue Origin — Foto: Josh Edelson/AFP; Reprodução
Audrey Powers
Vice-presidente de missão e operações da Blue Origin, Audrey Powers foi anunciada junto com Shatner como passageira do NS-18. Ela trabalha na empresa de Bezos desde 2013 e supervisiona os voos e a manutenção das cápsulas New Shepard.
Powers, que também é piloto, liderou um processo de anos para certificar a New Shepard para voos tripulados. Antes disso, a executiva trabalhou como vice-presidente da área jurídica da Blue Origin e como controladora de voo da Nasa, agência espacial americana.
Audrey Powers, vice-presidente de missão e operações da Blue Origin — Foto: Blue Origin
Chris Boshuizen
A presença de Chris Boshuizen, ex-engenheiro da Nasa e cofundador da empresa de satélites Planet Labs, na NS-18 foi confirmada pela Blue Origin ainda em setembro.
“Esta é a realização do meu maior sonho de infância”, disse Boshuizen.
“Mais importante, porém, vejo este voo como uma oportunidade para inspirar estudantes a seguirem carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e catalisar a próxima geração de exploradores espaciais”, afirmou.
Chris Boshuizen e Glen de Vries, passageiros do 2º voo tripulado da Blue Origin — Foto: Divulgação/Blue Origin
Glen de Vries
Glen de Vries, vice-presidente da Dassault Systèmes e cofundador da Medidata, duas empresas de software, foi anunciado junto de Boshuizen como passageiro do 2º voo tripulado da Blue Origin.
O executivo afirmou que participar do avanço da indústria espacial e um dia oferecer esses recursos para todos é uma “oportunidade incrível”.
“Eu sou apaixonado por aviação e espaço desde que me lembro, então este voo é realmente um sonho que se tornou realidade”, disse.
Diferenças entre as naves da SpaceX, Blue Origin e Virgin Galactic — Foto: Arte g1
Entenda a diferença entre voo orbital e voo suborbital — Foto: G1
fonte :Por g1