Nesta semana, foi concluída mais uma etapa do cronograma do Probem em Bertioga. Com aulas dinâmicas, os guardas orientaram os estudantes sobre a importância da autoconfiança para alcançar objetivos e adotar atitudes construtivas e conscientes. Além disso, abordou-se o tema do combate ao bullying e ao cyberbullying.
“Estou maravilhado com o que tem acontecido nessas últimas aulas e me sinto muito feliz por fazer parte desse projeto. É isso que buscamos: transformar por meio da educação”, declara Henrique, GCM e professor no projeto.
Uma das dinâmicas consistia no convite para que as crianças, caso se sentissem à vontade, pudessem se dirigir à frente e compartilhar o que as incomodava em relação ao bullying.
“O objetivo principal é transmitir a mensagem de que não é necessário utilizar apelidos ou ofender os coleguinhas para se destacarem. Cada um deles já possui um potencial gigante, e nosso foco é promover sentimentos positivos de autoestima e inteligência emocional”, enfatiza Nelson, Supervisor da Guarda e também como professor no projeto.
Para Henrique é impossível mensurar a importância desse trabalho, especialmente nesta segunda aula que aborda as emoções. “Quando a gente aflora a emoção, abrimos a porta para a ressignificação”, aponta emocionado.
Nos dias 26, 27 e 28 , ocorrerá a terceira aula do cronograma nas escolas. As aulas são ministradas tanto nos períodos matutinos quanto vespertinos e passarão por todas as escolas municipais, seguindo o cronograma preparado pelas duas Pastas. O projeto é direcionado aos alunos do 4º ano da rede municipal de ensino.
Probem:
O Probem é uma iniciativa conjunta das secretarias de Segurança e Mobilidade e Educação. O conteúdo foi elaborado pela equipe pedagógica da Educação em colaboração e execução dos guardas civis especializados, designados especificamente para o projeto.
Todo o material foi estruturado de maneira progressiva, a fim de auxiliar os alunos na construção de sua identidade e no desenvolvimento do autoconhecimento, visando à promoção da formação integral dos estudantes como indivíduos e cidadãos conscientes. O projeto concentra-se na educação das crianças sobre seus direitos e responsabilidades, preparando-as para lidar com diversas situações.
Imagens: Joanderson Santos