Comitê da Primeiríssima Infância, em Caraguatatuba, prepara montagem de espaços lúdicos nas UBSs, CRASs e CRIESs

#PraCegoVer Cinco professoras estão em pé, duas seguram um bolsão confeccionado em tecido e plástico onde serão armazenados brinquedos e livros. (Foto: Divulgação)

O Comitê do Programa Primeiríssima Infância em Caraguatatuba, que reúne profissionais das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Cidadania e Saúde, se encontrou nesta segunda-feira (08/10), para reedição em Espaços Lúdicos.

O encontro, realizado na Secretaria de Educação, no Indaiá, discutiu estratégias de implantação de espaços lúdicos nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social (CRIES). Profissionais da Educação Infantil prestarão assistência na montagem dos ambientes e com doação de materiais, já que as unidades escolares possuem cantinhos temáticos com vários brinquedos e livros.

A implementação de espaços lúdicos é parte das ações propostas pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) dentro do Programa Primeiríssima Infância, com o objetivo de contribuir para que as crianças de 0 até 3 anos e suas famílias possam encontrar-se e conviver em ambientes lúdicos comunitários agradáveis.

Para a criança, brincar é sinônimo de aprender e se desenvolver. Para o adulto, observar e apoiar a criança brincando é aprender a respeitar seus sentimentos, emoções, bem como aprender sobre a forma como a criança constrói seus conhecimentos. Ao brincar com a criança, os adultos fortalecem seus vínculos com elas, favorecendo o desenvolvimento pleno de suas competências cognitivas, afetivas e relacionais.

A articuladora do Programa em Caraguatatuba, Sílvia Fernandes da Silva, disse que já foram confeccionadas pela equipe da Oficina de Artes da Secretaria de Educação, bolsões decorativos para armazenar brinquedos e livros em cada espaço que será montado. “Agora, os profissionais nas escolas, UBSs, CRASs e CRIESs vão definir em cada unidade um local que será decorado especialmente para abrigar o Espaço Lúdico. A ideia é que entre uma consulta e outra, pais e filhos tenham um ambiente acolhedor e divertido durante a espera do atendimento”, explicou Sílvia.

Compartilhar

Arquivos