#PraCegoVer: Cinco meninas e um menino estão sentados no chão sob um tapete emborrachado azul. Eles brincam com o jogo de cartas Uno (Foto: Divulgação/PMC)
Alunos da EMEF Bernardo Ferreira Louzada, no bairro Rio do Ouro, em Caraguatatuba, mergulharam no universo da Matemática por meio de diversos jogos: banco imobiliário, monopólio, dominó com as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e fração, jogo de cartas Uno, jogo do Dinossauro ou Dino da tabuada, entre outros.
As atividades em estilo “Estação Rotativa” fazem parte da programação da Semana da Matemática (06 a 10/05) para todas as unidades escolares, desenvolvida pela equipe de Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.
O objetivo da Semana é valorizar o trabalho colaborativo como forma de aprender e ensinar noções e procedimentos matemáticos. Além disso, ressaltar o trabalho coletivo como forma de favorecer interpretações diversificadas de situações-problema desafiadoras e, também, como forma de elaborar estratégias para resoluções e desenvolver nos alunos, a capacidade investigativa e perseverança na busca de resultados.
“Na Fase 2, por exemplo, trabalhamos as formas geométricas de forma interativa. As crianças tinham que construir, identificar e nomear as formas geométricas por meio de brincadeiras em grupo. Já os alunos do 1º, 2º e 3º anos participam e resolvem jogos de acordo com a faixa etária, assim como os do 4º e 5º anos”, explicou a coordenadora pedagógica, Sílvia Elen dos Santos.
De acordo com a estudante Lara Rodrigues dos Santos, do 4º ano, “aprender Matemática com jogos é muito mais divertido e de fácil compreensão”.
Homenagem
O Dia Nacional da Matemática, 6 de maio, foi instituído pela Lei 12.835/2013 para homenagear o matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, que escreveu vários livros como “O homem que calculava”, onde no enredo sempre havia situações relacionadas à Matemática.