#PraCegoVer: profissional e paciente na piscina em atividade de reabilitação. (Foto: Luis Gava/PMC)

O 3º Seminário de Saúde e Educação – O elo da reabilitação, que será realizado nos dias 19 e 20 de outubro, no auditório do Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba, no Centro, segue com inscrições abertas apenas para o sábado (20/10).

Para participar, os interessados devem realizar a inscrição até o dia 18 de outubro (quinta-feira), no endereço eletrônico: https://www.sympla.com.br/iii-seminario-saude-e-educacao-o-elo-da-reabilitacao__362865. As vagas são limitadas.

O encontro é uma capacitação destinada aos profissionais que atuam direta ou indiretamente com pessoas com deficiência, necessidades especiais ou que necessitem de apoio ao desenvolvimento.

Podem participar profissionais da saúde, educação, social, esporte ou de áreas que promovam uma visão diferente do ser humano, em todas as especificidades.

A programação inicia no dia 19 (sexta-feira), às 18h30 e segue até às 21h. No sábado (20), as atividades retornam às 8h30, com encerramento às 17h. Os dois dias contemplarão um ciclo de palestras, com uma mesa redonda ao final.

No final do evento, será entregue certificado de participação para quem obtiver 75% de presença. Quem quiser ajudar, também pode contribuir com a doação de um brinquedo para o evento beneficente de Natal.

O Seminário é promovido pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba.

Acalento – É uma entidade sem fins lucrativos que presta tratamento gratuito às pessoas com deficiência nas áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia com especialidade em Equoterapia e Hidroterapia.

A entidade fica na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, 9152 – Porto Novo. Mais informações, ligar no telefone (12) 3887-9043.

 

Confira a programação completa:

Sexta-feira 19/10

18h30 – Credenciamento;

19h – Abertura com autoridades;

19h30 – Palestra “Recursos utilizados na educação especial e equoterapia: uma abordagem da terapia ocupacional” – Terapeuta Ocupacional Cintia Regina Santos (CAPS AD de Ilhabela);

20h20 – Palestra “Desenvolvimento Motor e Patológico de crianças entre um mês e cinco anos de vida” – Fisioterapeuta Nelson Serrão Jr. (Universidade Federal do Pampa e Acalento);

21h10 – Mesa Redonda;

 

Sábado 20/10

8h30 – Credenciamento

8h30 – Palestra “Manejo psicoterapêutico no TEA (Transtorno do Espectro Autista) de crianças de 2 a 5 anos de vida” – Psicóloga Marcela Rodrigues de Araújo (Centro de Especialidades de Ilhabela/PM);

9h15 – Palestra “Equoterapia,Terapia Assistida por Animais (TAA) e suas aplicações – Psicopedagoga Liana Pires Santos (Gati Equoterapia);

10h – Coffee Break;

10h15 – Palestra “Da teoria às práticas pedagógicas – Sensibilização e humanização” – Professora Sandra de Fátima Faustino dos Santos (Centro Universitário Módulo);

11h – Mesa Redonda;

12h – Almoço;

13h30 – Palestra “Terapia intensiva Pediasuit: implantação e eficácia” – Fisioterapeuta Daniela Marazzi (Acalento);

14h10 – Palestra “A Educação Inclusiva no município de Caraguatatuba: Do atendimento à Orientação Pedagógica” – Juliane Ribeiro de Almeida (coordenadora da Divisão de Educação Inclusiva);

14h55 – Coffee Break;

15h15 – Palestra “Alcance, preensão e manipulação disfuncionais: implicações terapêuticas para educação” – Fisioterapeuta Rodolfo Silva  Kós (Universidade Estadual de Campinas)

16h – Mesa Redonda/ encerramento