#PraCegoVer: Pessoas de chapéus rosa caminham com banner em alusão a Campanha Outubro Rosa a frente. (Foto: Luis Gava/PMC)

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 10/10, uma caminhada em alusão a Campanha Outubro Rosa, que visa estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

A ação contou com a participação de mais de 200 pessoas e faz parte do cronograma do mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. O objetivo do Outubro Rosa é auxiliar e alertar sobre o cuidado com a saúde das mulheres.

Em 2017, Caraguatatuba realizou 4.889 mamografias em mulheres acima de 40 anos. Até setembro de 2018, já foram feitas 3.739 mamografias.

No Brasil, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o final de 2018, o país terá 600 mil novos casos de câncer; sendo que, destes, 59.700 casos novos serão de câncer de mama.

De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, a detecção precoce é a chave para o tratamento bem-sucedido e a mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico. Embora o autoexame seja importante, ele não ajuda no diagnóstico precoce da doença.