A Universidade de Taubaté (UNITAU) abriu as inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para o curso de Medicina. Ao todo, estão disponíveis 60 vagas para o campus de Caraguá. Os candidatos podem se inscrever até o dia 14 de junho, neste link.
A graduação em Medicina da Universidade de Taubaté é a mais antiga da Região Vale do Paraíba e do Litoral Norte. O curso tem como objetivo proporcionar fundamentação científica integrada, necessária e indispensável à formação médica geral, para que o acadêmico esteja apto a promover a saúde, prevenir e tratar a doença e reabilitar a incapacidade.
O vestibular será realizado em fase única e o valor da inscrição é de R$ 350. A prova será aplicada no dia 23 de junho, na cidade de Taubaté. O candidato poderá consultar o local de prova, dois dias antes do teste no site unitau.br ou por telefone (12) 3625-4110. O vestibular é composto pelas disciplinas: língua portuguesa, língua inglesa, biologia, física, química, matemática, história e geografia; além de uma redação.
A novidade para este processo seletivo serão as cinco chamadas regulares para os candidatos aprovados conforme a lista de classificação de cada campus. Após a realização da quinta chamada, havendo vagas remanescentes, as convocações para matrícula serão feitas por meio de lista de espera. Mais informações podem ser obtidas no Manual do Candidato.
O resultado final do vestibular será divulgado no dia 3 de julho, no site da Universidade de Taubaté.
Rede de saúde
Os universitários do curso de Medicina da UNITAU estão inseridos na rede de saúde regional. A Universidade mantém convênios para que os estudantes possam realizar os estágios e o internato nas unidades de saúde do Vale do Paraíba e Litoral Norte, entre os locais estão os Hospitais Regional de Taubaté e de Caraguatatuba, a Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba, a Casa de Saúde Stella Maris de Caraguatatuba e o Hospital Municipal Universitário de Taubaté.
“Eles também passam nos centros de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), fazendo os atendimentos primários e emergenciais. Então, isso é de suma importância para a formação médica. […] É uma carga horária que vai fazer com que eles se formem conhecendo praticamente todas as áreas e tendo uma performance muito boa enquanto médicos”, destaca o diretor do Departamento de Medicina, Prof. Dr. Walnei Fernandes Barbosa.