O Governo Municipal, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania institui em Caraguá, o Programa Municipal de Aprendizagem. O objetivo é criar oportunidades de emprego aos jovens entre 14 e 21 anos de idade.
O projeto de lei já foi aprovado pelo Poder Legislativo e a próxima etapa é a regulamentação por decreto, que irá conter as regras do Programa como número de vagas, valor da bolsa-auxílio, carga horária, requisitos para o ingresso, dentre outras.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Marcelo Paiva de Medeiros, disse que o programa é uma importante conquista do ponto de vista social e do desenvolvimento humano, já que, 50% das vagas são reservadas aos usuários da rede socioassistencial ou que se encontram em um dos indicadores de vulnerabilidade (vítimas de algum tipo de violação de direito ou pessoas com deficiência).
Os jovens exercerão suas atividades nas secretarias municipais, autarquias ou órgãos da administração indireta, com carga horária de 20 horas semanais. A jornada será complementada com mais 10 horas de cursos técnicos profissionalizantes oferecidos pelo sistema “S” (Senai, Senac, Sesi etc). Esse programa também irá contar com o apoio e acompanhamento do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente de Caraguá (CMDCAC).
Segundo o secretário, mais do que contrapartida financeira, o projeto possibilita aos adolescentes de Caraguá, o contato diário com trabalhadores que ganham o seu sustento e de sua família de maneira digna e honesta. “A ideia é transmitir a estes jovens, em pleno desenvolvimento, valores que influenciarão na formação do caráter”.