Fotos: Cláudia Moysés/PMC
Crianças da rede municipal participam de ação contra a dengue no CIDE Tinga
Hoje foi dia dos alunos do Maternal 1 e 2 e Fase 1 e 2 do CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano, no CIDE Centro (Tinga), mostrarem o que aprenderam sobre a dengue e formas de combatê-la. Cerca de 280 crianças entre 1 e 5 anos foram para a praça em frente à unidade escolar, acompanhados de educadores e da equipe gestora, com cartazes e panfletos para distribuírem às pessoas que passavam.
A coordenadora pedagógica, Vanessa Coelho, disse que durante 20 dias foram desenvolvidas atividades em sala de aula com brincadeiras e jogos, teatro, elaboração de cartazes e exibição de filmes educativos para que as crianças pudessem entender o que é a dengue e como evitá-la.
“Por meio da música também atingimos nosso objetivo junto aos pequenos, que gostaram de aprender a cantar a marchinha feita especialmente para esse trabalho”, afirmou.
A música, em questão, com letra de André Santos e arranjos de Anderson Coelho, contagiou a criançada, que cantava durante a ação. “Água parada não é bom para você/em água parada a dengue pode aparecer/o mosquito é malvado/ ele vai picar você/ o que vou fazer para me proteger?/ Vou jogar a água fora do vasinho da mamãe/ vou jogar a água fora do vasinho da vovó/ vou virar garrafa/vou virar pneu/vou combater a dengue junto com os amigos meus/”.
O pai dos gêmeos Heloísa e Kauan, 5 anos, Augusto Cesar Gabriel Menezes Lopes, 33 anos, foi acompanhar a performance dos filhos. “Eles aprenderam muito bem o perigo da dengue e como fazer para combatê-la. Cantavam sempre a música em casa. Gostei muito do trabalho feito pela escola, pois muitos pais não têm consciência do perigo que a cidade está enfrentando”, afirmou. Heloísa deu o seu recado: “Não pode deixar água parada, porque o mosquito coloca ovinhos que viram larvas e depois viram mosquito que picam e a gente fica muito doente com dengue”.