A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu no sábado (10/11), das 15h às 18h, a 3ª Mostra de Robótica, no Serramar Shopping com o tema “Esportes e Soluções Domésticas”. Foram apresentados trabalhos desenvolvidos por alunos do 5º ao 9º ano que fazem parte do Projeto realizado pelo Setor da Informática Educativa.
A mostra teve como atração o Robolichê, Robô Regador, Braço Mecânico, Robô Jogador de Basquetebol, Robô Organizador, entre outros. Além disso, também foi realizado um mini campeonato de Robô Sumô que fez sucesso entre o público. O evento contou com cerca de 100 alunos, de 13 escolas municipais que acompanharam o evento. Cada escola foi representada por um grupo de quatro alunos e um professor.
Segundo as crianças presentes, os robôs preferidos foram o Sumô, desenvolvido por alunos de quatro escolas que participaram do campeonato, e o Mini Basquete, desenvolvido pelo Setor de Informática Educativa. Quando o participante faz uma cesta no Mini Basquete, ele liberava um chocolate, que cai sobre uma catapulta e é arremessado.
Na EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado – CIDE Casa Branca, o Professor de Ciências, Daniel Augusto é quem desenvolve o projeto com os alunos. Ele contou que o Robô Braço Mecânico, que seleciona o lixo por cor, foi uma ideia em conjunto com os alunos e que a montagem do robô ficou por conta deles. “Eu monitorei na hora da programação e fiz alguns ajustes” relata ele.
Kely Aparecida Lira, mãe do aluno Kaua Lira, da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues – Indaiá, também foi à mostra. Disse que achou interessante os alunos apresentarem um trabalho que foi desenvolvido o ano todo. Ela conta que seu filho gosta muito das aulas e que mesmo sendo fora do horário de aula ele nunca faltou.
O aluno Giovanni Pagnota Rosa, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio – CIEFI Porto Novo, foi um dos alunos que representou sua escola com o Roboliche, e seu pai, Marcelo Rosa foi prestigiar. “Apresentar seus trabalhos é um incentivo a mais. Faz com que ano que vem eles possam melhorar cada vez mais” diz o pai feliz com o resultado.
No projeto, os alunos são incentivados a criar, planejar e programar os equipamentos. O projeto é coordenado pelos servidores da Informática Educativa, Rúbia Moreira Costa, Bruno Nacano e Leandro Andrade.