Pacientes que têm a necessidade de usar constantemente bolsas coletoras de urina ganharam, nesta sexta-feira (14/12), bolsas produzidas pela equipe do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba para guardar a bolsa coletora de urina. Segundo a presidente Fundo Social de Solidariedade e primeira dama do município, Samara Aguilar, as bolsas foram feitas com o propósito principal de amenizar a sensação de desconforto e gerar mais segurança no transporte da bolsa coletora.
A entrega foi feita aos gerentes de unidades de saúde que acolhem estes pacientes. Cada bolsa foi nominada e recebeu uma carta com instruções de uso e uma mensagem da primeira dama que será entrega diretamente a cada usuário.
“Esta bolsa foi pensada para que o paciente use da forma mais confortável para ele, junto ao corpo ou como achar melhor. Meu desejo é que as bolsas sejam um símbolo para que esses pacientes sintam e saibam que são vistos por nós; e que este é um gesto de carinho, acima de tudo. Queremos os apontamentos e sugestões da parte dos profissionais que lidam diretamente com estes pacientes. Pensamos nesta bolsa justamente para que a bolsa de coleta de urina chame a menor atenção possível; deixando quem usa mais à vontade”, destacou.
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, presente no momento da entrega, falou sobre a ideia e disse que esta foi uma forma de humanizar o uso da bolsa coletora. “Esta foi uma parceria que surgiu entre nós com o intuito de levar humanização a estas situações já tão difíceis”, informou.