Caraguatatuba foi contemplada, nesta sexta-feira (13), com 80 aparelhos tablets que serão repassados para os Agentes Comunitários de Saúde.
Os equipamentos foram recebidos pelo secretário de Saúde, Amauri Toledo, das mão de Ricardo Tardelli, coordenador do Programa Saúde em Ação, do Governo do Estado.
Eles vão somar aos já existentes, desde 2017, e vão servir aos 48 novos agentes que devem ir para as casas dos moradores ainda neste mês. O objetivo é que todas as informações referentes aos usuários, inclusive do risco de vulnerabilidade social, sejam informados para o Ministério da Saúde que faz o repasse para o atendimento básico.
“Com esses aparelhos, nossos agentes não terão mais de fazer anotações em caderno, com risco de perder os dados ou ter informações alteradas. Fora que vai agilizar os repasses, sem a necessidade de passar antes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para digitar os dados. Assim, as informações chegam praticamente nos mesmo momento no Ministério”.
O coordenador Ricardo Tardelli destacou a escolha para a entrega no Litoral Norte por ser a região que mais cresce no Estado de São Paulo, sendo a mais interessante do ponto de vista geográfico para a interligação dos dados. “Estamos aqui no Hospital Regional que vai estar ligado com o Caps, (Centro de Apoio Psicossocial) com as UBSs, com o hospital (Casa de Saúde Stella Maris, que inclusive receberá, em breve, uma ala de psiquiatria)”.
Ele adiantou ainda que essa ação vai permitir que cada município tenha o seu mapa das áreas vulneráveis, onde precisam ser feitas intervenções mais específicas de forma mais abrangente.
Os aparelhos fazem parte de um pacote de ações pela informatização da rede de saúde e terão conexão com a internet, além de serem monitorados.
O Programa Saúde em Ação é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e irá investir R$ 826 milhões em 71 municípios do estado de São Paulo, destinados à construção e reforma de UBS, CAPS, AME e hospitais.
No Litoral Norte, o programa está investindo R$ 240 milhões em 15 obras, incluindo o novo Hospital Regional, que tem entrega prevista ainda este ano