O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, recebeu nesta quinta-feira (10/10), as chaves de quatro novos ônibus que serão integrados à frota do transporte escolar da cidade. A entrega oficial ocorreu em São Paulo e contou com a presença da equipe do Setor de Transportes da Secretaria de Educação.
Caraguatatuba foi contemplada através da indicação dos deputados federais Baleia Rossi (MDB), Carlos Sampaio (PSDB) e Milton Vieira (Republicanos), através do programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao MEC (Ministério da Educação).
Os ônibus da marca Mercedes-Benz ORE 2, comportam até 44 estudantes sentados, além do condutor. Estão equipados com dispositivo de acessibilidade, uma poltrona móvel, que pode ser deslocada, garantindo o embarque e desembarque dos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida. Todos os bancos dispõem de porta-pacote vazado, desenvolvido para acomodação de mochilas.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, os ônibus servirão para atender, principalmente os estudantes da Região Sul. “Estamos garantindo o conforto e a segurança dos alunos, além dos motoristas. Agradeço o empenho dos deputados em benefício dos moradores de nossa cidade”, disse ele.
Com a entrega destes quatro novos veículos, a frota municipal passa a contar com 18 veículos. Diariamente são transportados aproximadamente 250 alunos em 13 linhas que atendem desde a região rural do município (Poço da Anta, Rio Claro, Fazenda Serramar) a alunos de inclusão de rede municipal e entidades como APAE e Casa de Acolhida.
Além das linhas de transporte, os veículos são utilizados em atividades educativas fora da sala de aula, como visitas a espaços culturais e eventos dentro e fora da cidade.
Investimento municipal
Em junho deste ano, a Prefeitura de Caraguatatuba já realizou a entrega de sete novos ônibus para compor a frota escolar, investimento municipal de R$ 2,4 milhões.
Os ônibus escolares possuem acessibilidade e são equipados com elevador hidráulico, espaço para deficientes físicos e cadeirantes, atendendo todos os alunos com mobilidade reduzida, não apenas quem está em cadeira de rodas.