Assim como no estado todo, estamos sem vacina para realizar a campanha de vacinação contra Influenza.
A expectativa é que, até sexta-feira (27/03/2020) o Governo do Estado reponha as doses para a realização da campanha
Caraguatatuba aguarda nova remessa de vacinas contra a gripe
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que já foi solicitada ao Governo do Estado de São Paulo, mais doses da vacina contra a gripe. A nova remessa deve chegar nos próximos dias.
A 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe começou nessa segunda-feira (23), para idosos e trabalhadores da Saúde. Caraguatatuba recebeu apenas 4.900 doses que se esgotaram em menos de três horas.
De acordo com o secretário de Saúde de Caraguatatuba, Amauri Toledo, o município necessita de 15 mil doses da vacina, nessa 1ª fase.
“Ontem tivemos uma grande procura na vacinação nos 10 pontos: em oito escolas, uma Unidade Básica de Saúde e um Centro Comunitário e em três “drive-thru”, no Travessão, Centro e Massaguaçu. Como chegou apenas um terço do que necessitávamos, houve aglomeração e não queremos isso. O ideal não é aglomeração, nem confusão e nem a pessoa sair de casa sem necessidade. Estamos aguardando o Estado enviar mais doses até sexta (23), para reiniciarmos a campanha”, ressaltou Toledo.
O secretário acrescentou ainda que os idosos que vivem em instituição de longa permanência serão vacinados no local. Pacientes da nefrologia também tomarão a vacina nos locais onde realizam tratamento.
A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil.
Calendário
A 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe começou segunda-feira (23) e se estende até o dia 15 de abril. É voltada, especificamente, para idosos e trabalhadores da saúde. Para evitar o contato de crianças e idosos neste período, o Ministério da Saúde pede que pais e responsáveis não levem as crianças aos postos de saúde para vacinação de rotina.
A 2ª fase da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.
A última fase, que começa no dia 9 de maio e priorizará crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Cláudia Moysés
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br