A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, já realizou cerca de 2,5 mil testes rápidos em pacientes com sintomas da Covid-19 ou àqueles pertencentes aos grupos de risco.
Os testes foram aplicados em pacientes com sintomas mais graves, população que apresente sintomas e esteja no grupo de risco (profissionais de saúde, segurança, limpeza pública, transporte público, idosos acima de 60 anos) e demais comorbidades que serão avaliadas no atendimento médico.
Vários kits foram encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Casa de Saúde Stella Maris. Além disso, a Secretaria de Saúde fez um trabalho específico de aplicação de testes em sete instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) pública e particular, como também na Clínica Inehdi (Instituto de Nefrologia, Hipertensão Arterial e Diabetes), que realiza o tratamento de pacientes do Litoral Norte que necessitam de hemodiálise.
O teste rápido de anticorpos para o novo coronavírus pode ser usado como apoio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentem sintomas da Covid-19. Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus.
De acordo com informações das autoridades epidemiológicas, no entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste (janela imunológica).
Segundo a Secretaria de Saúde, “o teste rápido é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas, como febre e tosse. Isso quer dizer que, mesmo os negativos, estes podem vir a ser positivos, pois o teste não consegue diagnosticar o início da doença, sendo que ele mede o anticorpo”.
De acordo com a Anvisa, os testes rápidos são de fácil execução e não necessitam de outros equipamentos de apoio (como os que são usados em laboratórios) e conseguem dar resultados entre 10 e 30 minutos. O exame é feito com o uso de amostras de sangue, soro ou plasma.
Mais testes
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já está em processo de licitação a compra de mais 2 mil testes rápidos. Além disso, estão previstos mais 500 testes de PCR, que é baseado na detecção do RNA viral em amostras de swab da nasofaringe e pode ser feito desde o primeiro dia dos sintomas.
Esse teste é recomendado para indivíduos com sintomas compatíveis com Covid-19 e pode ser feito a partir do 1º dia dos sintomas.