Desde o início do funcionamento do tomógrafo, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro, no dia 10 deste mês, a equipe da Secretaria de Saúde já realizou 420 exames para atender, principalmente, pacientes com suspeita de Covid-19.
#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior conversa com o diretor da Organização João Marchesi, Mário Cezar Souza e com o coordenador médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caraguatatuba, Gustavo Boher, na sala onde o aparelho de tomografia foi instalado na UPA Centro. Ao lado direito dos três está o tomógrafo. (Foto: Divulgação/PMC)
O equipamento foi instalado pela Organização João Marchesi, que gerencia as Unidades de Pronto Atendimento (Centro, Massaguaçu e Perequê-Mirim), Unidades Básicas de Saúde e SAMU, em Caraguatatuba. A capacidade é de até 1.500 exames por mês.
A tomografia tem um papel importante na triagem do paciente e auxilia a equipe médica a direcionar os procedimentos que serão adotados. As imagens específicas deste exame demonstram características de lesões pulmonares bastante específicas da Covid-19, ou seja, imagem de vidro fosco nos pulmões.
Essa avaliação na UPA Centro também proporcionou mais conforto ao paciente que não precisa mais se deslocar e esperar pelo procedimento, na Casa de Saúde Stella Maris, única até então a ter esse aparelho na cidade.
O coordenador médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caraguatatuba, Gustavo Boher, ressaltou a importância do tomógrafo. “Médicos e pacientes ganharam muito com a chegada desse equipamento. A tomografia nos permite ver a lesão inicial e ter um diagnóstico mais preciso sobre a Covid-19 ou se o paciente tem outro problema. Também atender outros casos médicos que precisem desse exame”, afirmou.
Síndrome gripal – O médico aconselhou que nesse momento de pandemia, as pessoas procurem o atendimento na UPA Centro no começo dos sintomas. “Os sintomas do novo coronavírus se confundem com os da gripe ou resfriado. Por isso é importante que a pessoa que esteja com uma leve falta de ar ou tosse seca e dor de cabeça persistentes ou dor no corpo e na garganta, febre baixa com calafrios não esperar essas manifestações se agravarem. Procure a unidade ao menor sinal de desconforto. Assim poderemos diagnosticar a causa mais rapidamente, inclusive se for a Covid-19”, ressaltou.