O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) registra aumento de algumas solicitações neste período de verão, devido ao grande número de turistas na cidade. Normalmente, elas estão relacionadas ao aparecimento de animais peçonhentos – como aranhas, serpentes, escorpiões etc. – e morcegos.
O CCZ explicou que a aparição desses animais é muito comum nessa época do ano. A elevação das temperaturas e o fato de a cidade estar localizada em uma área de Mata Atlântica, com a presença de uma diversidade de espécies da flora e da fauna, colaboram para que isso ocorra.
Mas o que você pode fazer quando esses animais resolverem aparecer? O médico veterinário e coordenador do CCZ, Guilherme Garrido, deu algumas dicas de como a pessoa deve se proteger e também proteger o animal. A primeira delas é: não manipular o animal. “Eles podem transmitir doenças, como é o caso do morcego. Esse animal pode infectar a pessoa com o vírus que transmite a raiva”.
Também não se deve matar o animal e muito menos alimentá-lo. “Muitas pessoas têm esse costume de querer dar alguma fruta ao animal. Isso não é correto”, afirmou o veterinário. Caso esteja no chão, o bicho deve ser coberto com pano ou recipiente. Isso evita a fuga desse ser vivo.
Além dessas dicas, a pessoa também precisar observar o animal até a chegada de uma equipe do CCZ. “Isso facilita a captura do animal, caso ele fuja para outro local”, disse Guilherme.
É importante ressaltar que os profissionais são capacitados e treinados para agir quando esse tipo de situação acontecer. “Eles irão fazer a remoção do animal de forma rápida e segura”.
Animais silvestres, como capivaras, gambás e preguiças, também podem aparecer em residências, e até em vias públicas. Quando esse tipo de situação acontece, as organizações ambientais – Policia Ambiental e IBAMA – deverão ser acionadas. Geralmente, a aparição desses animais é em zonas rurais.
Depois de seguir todas essas orientações, a pessoa pode entrar em contato com o Canal 156 da Prefeitura de Caraguatatuba para solicitar a remoção do animal. Após o registro no portal, com o número de protocolo em mãos, gerado no ato da solicitação, ela entrará em contato com o CCZ pelo (12) 3887-6888 para reforçar o pedido.
Outras solicitações são sobre animais perdidos em via pública e dengue, já que também são atividades do CCZ do município. O CCZ realiza atividades de controle da dengue que seguem as diretrizes federal e estadual.